Tourism Connection Ceará marca recomeço dos negócios turísticos do Estado

2 de setembro de 2020 - 14:03 # # # # #

Yanna Guimaraes - Setur

Em quase quatro horas de evento virtual, o otimismo sobre a recuperação do setor turístico pautou painéis e palestras

“O turismo hoje é uma necessidade”. A frase do secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que abriu o evento Tourism Connection Ceará, mostra que o setor deve apostar na carência provocada pelo isolamento social para voltar a atingir seu patamar máximo. O evento realizado de forma virtual nesta terça-feira (1°) serviu de marco simbólico para o recomeço sustentável e, acima de tudo, seguro, de toda a cadeia turística do Ceará.

Durante quase quatro horas, especialistas trocaram conhecimentos, apontaram soluções e compartilharam experiências de outras realidades que podem e devem servir de aprendizado e, acima de tudo, inspiração para o reaquecimento desse setor relevante para a economia e para a imagem do Ceará. Os protocolos para a reabertura dos tipos de serviço do setor com os devidos cuidados sanitários salientados também foram apresentados.

O ex-governador Ciro Gomes destacou que o “novo normal” é a oportunidade para a exploração coordenada de maneira nacional que impulsione a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil, hoje muito aquém das potencialidades turísticas do País. Jean-Marc Pouchol, diretor geral da América do Sul do Grupo Air France-KLM, ressaltou que a caminhada para os números anteriores é longa. Estimou que apenas em 2024 a malha aérea internacional estará trabalhando em mesmo grau que antes da pandemia. Maurício Benvenutti, CEO da StartSe do Vale do Silício, apontou como pequenos negócios em situações de crise têm a chance de ouro para tentar algo diferente, já que os riscos aparecem de forma mais que natural e devem ser corridos na busca por soluções eficientes.

Jean-Marc Janot, vice-presidente do InterContinental Hotels Group da América Latina e Caribe, e Ivana Bezerra, Presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, discutiram os investimentos em infraestrutura para a garantia de hospitalidade sem riscos à saúde da rede hoteleira no Estado. Eles apostam nas soluções digitais para agilizar etapas do processo de hospedagem dos turistas no Ceará.

A palestras e painéis continuarão à disposição de forma gratuita no site www.tourism-connection.com.