Uece é uma das melhores estaduais do país, aponta ranking internacional THE

3 de setembro de 2020 - 16:12 # # #

Ascom Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez é classificada entre as melhores estaduais do Brasil pelo THE World University Rankings, produzido pela revista Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos mais respeitados rankings do mundo. A universidade cearense se destaca especialmente como a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, ao lado da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia.

Apenas 11 instituições estaduais brasileiras são listadas no ranking de 2021, estando a Uece entre elas. Em seu 17º ano, o THE World University Rankings classificou um total de 1.527 instituições de 93 países, com base em dados de quase 2 mil das principais universidades de pesquisa do mundo e mais de 22 mil respostas de pesquisas de reputação acadêmica.

Para o chefe de gabinete e procurador educacional da Uece, professor Jerffeson Teixeira, o resultado do ranking de 2021 confirma a qualidade da universidade. “A conquista de espaço nos rankings THE demonstra o quanto a Uece cresce a cada ano. O resultado na mais nova edição do World University Rankings evidencia nosso compromisso com a sociedade, de produzir e disseminar conhecimento por meio da qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão oferecidos pela instituição”.

Outro ponto de destaque no novo ranking é o crescimento da Uece no indicador Perspectiva Internacional, que verifica a capacidade de uma universidade atrair estudantes e professores de todo o mundo e o número de publicações da instituição com autores internacionais.

Pedro Alexandre Lopes é estudante de Medicina da Universidade de Nice Sophia Antipolis, na França, e teve a oportunidade de fazer parte de sua graduação pela Uece, realizando Internato em 2019, com assistência do Escritório de Cooperação Internacional (ECint/Uece).

“No ano passado efetuei intercâmbio para fazer estágio no Hospital Instituto Dr. José Frota. A Uece tem um convênio com a Universidade de Nice, o que significa que a Uece pode enviar estudantes para cá e nós podemos enviar estudantes para a Uece. Foi uma experiência muito boa e espero voltar no próximo ano”, destacou Pedro Alexandre.

Quanto às publicações da Uece com autores internacionais, temos como exemplo o artigo intitulado Sustainable, healthy cities: protocol of a mixed methods evaluation of a cluster randomized controlled trial for Aedes control in Brazil using a community mobilization approach, publicado na PubMed no início de 2020, desenvolvido pelo professor da Uece Andrea Caprara, em parceria com autores de instituições do Canadá e México.

“Considero importante a parceria com autores internacionais porque permite três aspectos relevantes: 1. a publicação de resultados importantes que influenciam inovações nas políticas e na melhoria das condições de saúde das populações; 2. a possibilidade de atualizações constantes na formação, com conteúdo e métodos de ensino-aprendizagem inovadores; 3. a realização de atividades de extensão e pesquisa e a possibilidade de intercâmbio entre estudantes e profissionais de saúde de diferentes países”, avaliou professor Caprara.

O ranking analisou 13,6 milhões de publicações de pesquisa e mais de 86 milhões de citações em cinco anos de todas as universidades classificadas, com base em dados bibliométricos da Elsevier.

Além do ponto sobre Perspectivas Internacionais, o ranking THE avalia outros 12 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em ensino, pesquisa e transferência de conhecimento.

Clique aqui para ver o ranking completo.

 

Ouça:

Para a reitora da Uece, professora Josete Castelo Branco, o momento é de comemorar, mas também impulsiona a instituição a continuar evoluindo.

O novo ranking traz como um dos principais indicadores, o crescimento da Uece no indicador Perspectiva Internacional, como explica Josete Castelo Branco.

A reitora Josete Castelo Branco destaca que a Uece se destaca também em outras áreas diante das demais instituições estaduais do Brasil, com destaque para a inclusão social.