Governo do Ceará contribui para projeto que gera inovação na construção civil

4 de setembro de 2020 - 16:39 # # # # # #

Ascom Funcap - Texto
Nívia Uchoa - Foto

A empresa cearense Aval Tecnologia, que integra o grupo de inovação do Sindicato da Construção Civil do Ceará (Inovacon), fechou uma parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte para levar o aplicativo de gestão Agilean a municípios paranaenses. Desenvolvida com apoio do Governo do Ceará por meio da Funcap, e através do edital Inovafit, a solução já é usada no Ceará e em Santa Catarina.

O Agilean permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas de uma obra. Segundo a Aval Tecnologia, ele pode aumentar em 10% a velocidade de produção global e ampliar em até 15% a produtividade dos operários. O uso da tecnologia representa mais produtividade e informações em tempo real na construção civil, setor fundamental para a retomada da economia no período pós-pandemia de Covid-19.

André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia, destaca que, no projeto, a ferramenta tinha de apresentar valor agregado de mercado e trazer inovação para a construção civil para ser contemplada pelo edital da Funcap. “O sistema usa a tecnologia Internet das Coisas dentro do canteiro de obras para coleta de dados de produtividade. Essa linha foi desenvolvida junto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e gerou um dos primeiros registros de patentes do polo de inovação da unidade de Fortaleza da instituição”, explica André. Para o engenheiro, participar do edital foi um “grande diferencial” por representar “a união entre a iniciativa privada e o meio acadêmico, que traz para a gente novas habilidades e acesso às novas tecnologias”.

O diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares, ressalta que os editais de inovação têm encorajado a associação de temas prioritários do estado com ferramentas de Inteligência Artificial, Indústria 4.0 e Internet das Coisas. “Na construção civil ou em outras indústrias, inclusive a da saúde, ficou claro nesta crise sanitária que o Ceará precisa de cientistas e de empreendedores de dados e de inteligência artificial (I.A)”, explica ele.

Para André, “a Funcap ajuda muito porque, além de nos aproximar do meio acadêmico, fornece recursos para que a gente possa desenvolver a solução. O apoio financeiro foi de fundamental importância para que conseguíssemos chegar até aqui”, disse o engenheiro.

Além de investimentos obtidos através do edital Inovafit, da Funcap e da cooperação de pesquisadores do IFCE, o projeto teve o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Agilean foi desenvolvido com conhecimento de especialistas em gestão de obras que entendem as dificuldades e os desafios enfrentados no cotidiano da construção civil. Os ganhos alcançados pelo segmento são calculados após análise de base de dados de obras acompanhadas com essa metodologia.

Com a tecnologia, todos os dados relacionados à produção, como tarefas em execução, qualidade dos serviços, produtividade das equipes e tendências de obra, são facilmente disponibilizados em painéis interativos. André Quinderé ressalta que a plataforma faz uso, com pioneirismo no setor, da Inteligência Artificial e acompanha cada obra em tempo real por meio de estações de trabalho instaladas no canteiro.

O aplicativo tem como referência a metodologia lean, que é uma forma de gerenciamento conhecida mundialmente com o objetivo de evitar desperdícios com tempo, custos e mão de obra, por exemplo. Dessa forma, os recursos utilizados são apenas os estritamente necessários para realizar determinado trabalho, etapa ou processo.