Linguagem de programação: 30 alunos concluem novo curso em Beberibe

4 de setembro de 2020 - 15:05 # # # # # #

Caroline Avendaño - Ascom Instituto Centec

O período de isolamento social tem sido para muitas pessoas uma oportunidade para investir em qualificação profissional. Assim foi para os 30 alunos que concluíram, nesta sexta-feira (4), o primeiro curso sobre a linguagem de programação Python, oferecido pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Centec em Beberibe, com carga horária de 60 horas, e por meio de parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A capacitação, que teve início no dia 17 de agosto, aconteceu de forma remota através do Google Sala de Aula, plataforma já utilizada pelos CVTs durante a pandemia. O diretor de Extensão Tecnológica do Centec, Hermínio Lima, destaca que este é apenas um de 15 novos cursos oferecidos.

“Estamos inovando através da oferta de novas capacitações criadas e adaptadas ao ensino remoto para atender às necessidades da população cearense. O Python, por exemplo, é importante recurso tecnológico em ascensão mundial e que agora está à disposição de jovens e adultos gratuitamente. Planejamos oferecer novas turmas sobre o assunto, inclusive em níveis avançados”, anuncia ele.

Segundo a coordenadora do CVT Beberibe, Virgínia Tavares, o primeiro curso de Python alcançou os objetivos desejados. “O nosso desejo é de inovar e oferecer novos cursos no Centec. Já estamos elaborando outra formação que terá este como pré-requisito e com conteúdo mais avançado. A primeira turma foi um sucesso e estamos muito felizes com o resultado. Agradecemos a confiança de nossos alunos e esperamos cada um na turma do curso Python avançado”, comemora.

O professor Everton de Castro explica que já ministra cursos de informática no CVT Beberibe que vão do básico ao avançado, mas que sempre desejou oferecer um tema da área de programação. “Este é um curso voltado para quem não tem nenhum conhecimento na área, pois vamos desde o básico para quem não sabe nada de programação. O Python é uma linguagem simples, mas poderosa, em crescimento no mundo todo, usada pelo Netflix e Google”, explica Everton.

Heraldo Antunes, docente da área de Meio Ambiente do IFCE de Limoeiro do Norte, concluiu o curso e elogia a habilidade do professor. “Ele tem uma característica muito legal que é de explicar desde a base, porque isso nos dá autonomia para se desenvolver na programação. É um curso realmente pioneiro e para mim foi muito proveitoso”, agradece ele.

O angolano João Kiala Panzo procurou a formação para aumentar as suas chances de conseguir um emprego. “Me interessei pelo curso porque participei de um processo seletivo que necessitava ter esse conhecimento, mas eu não tinha nem o básico. Sempre quis aprender linguagem de programação. O professor é muito paciente e nos explica da melhor forma possível e, agora, quando surgir uma nova oportunidade de trabalho, já estarei mais bem preparado”, comemora Panzo.