Galeria Virtual do Cineteatro São Luiz recebe exposição “Gigantes pela própria natureza”

9 de setembro de 2020 - 14:43 # # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Célio Celestino - Fotos

A exposição apresenta uma série de colagens feitas a partir de imagens fotográficas retiradas de revistas datadas entre as décadas de 1960 a 1990, criando universos improváveis por meio da articulação entre escala, composição e signos culturais. “Gigantes pela própria natureza” é arte de Célio Celestino, que tem na colagem uma das bases para seu modo de pensar a vida, e estreia na Galeria Virtual do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), nesta sexta-feira (11), às 18h. Este projeto foi aprovado na Convocatória Arte em Rede.

Célio nos conta que o público poderá aguardar um recorte de sua produção de colagens em um estilo “fotomontagens” e que trazem aspectos relacionados à identidade e território. “É uma série de colagens manuais sutis, mas repletas de possibilidades poéticas, discursivas e afetivas”, explica o artista.

Sobre inspirações, Célio afirma que para esse recorte específico (para esta exposição) pôde criar um choque delicado no encontro de fragmentos de contextos aparentemente distintos. Neste processo, ele explica: “É estar disposto a discutir aspectos que vão para além do gesto de recortar e colar, mas que se configura a partir de outras ações anteriores, tais como a aquisição de material, que eu chamo de garimpo, o deslocamento, a maturação afetiva para com as imagens selecionadas e, sobretudo, esse olhar pra variedade humana em seus aspectos peculiares, que são postos à margem, como nossos povos originários”.

Célio Celestino é artista de Fortaleza, morador do Carlito Pamplona, participou do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema, no ano de 2017. Desenvolve ações artísticas e educativas desde 2010 e tem na colagem uma das bases para seu modo de pensar a vida.

Arte em Rede

Este projeto foi selecionado no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Serviço

Exposição “Gigantes pela própria natureza” do artista Célio Celestino

Dia 11/09 (sexta-feira), às 18h

Na Galeria Virtual do Cineteatro São Luiz: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes