Hemoce promove curso sobre gerenciamento de sangue

9 de setembro de 2020 - 13:52 # # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce - Texto
Roberto Pacheco - Arte Gráfica


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realiza, nos dias 12 e 19 de setembro, das 13h às 18h, o curso online sobre técnicas para uso racional do sangue. O objetivo da formação é repassar aos participantes orientações e métodos baseados no Programa Internacional de Gerenciamento de Sangue do Paciente (Patient Blood Management – PBM, em inglês). A capacitação é gratuita e tem com público-alvo profissionais da área da saúde. As inscrições podem ser realizadas até 10 de setembro pelo site prohemo.org.br.

Durante o treinamento, serão abordados temas como uso racional de concentrado de hemácias, reações transfusionais imediatas e hemorragia grave no trauma. De acordo com a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, o curso foi desenvolvido para incentivar e orientar sobre ações preventivas para a transfusão segura.

“Precisamos criar hábitos tanto para evitar a perda de sangue durante os procedimentos cirúrgicos quanto para conter o uso desnecessário de sangue. Dessa forma, é importante avaliar se transfusão é a melhor alternativa para o paciente ou o que fazer para não deixar o paciente sangrar, prevenindo uma transfusão futura. O conjunto dessas medidas visa ao cuidado com o paciente e aumenta a segurança transfusional quando houver necessidade”, afirma.

Patient Blood Management (PBM)

O Patient Blood Management (PBM) tem como objetivo otimizar o manuseio da transfusão com foco no cuidado médico de qualidade. Apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o programa abrange aspectos da avaliação e manejo clínico do paciente. O Hemoce foi um dos primeiros hemocentros do país a utilizar critérios e ações com base no Programa