Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado, 12

11 de setembro de 2020 - 10:53 # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lança, neste sábado (12), a Campanha de Vacinação Antirrábica, com ações em todos os municípios cearenses. Cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser levados a um dos 2.631 postos de vacinação do Estado. A meta é imunizar dois milhões de animais até 30 de outubro.

A Sesa reforça a importância de imunizar os animais domésticos anualmente. “A vacina é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. É fundamental a adesão à Campanha”, enfatiza Bergson Moura, assessor técnico do Programa de Controle da Raiva da Sesa.

A raiva é uma doença infecciosa viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. “No ser humano, a taxa de mortalidade é próxima de 100%”, alerta o Bergson. No Ceará, o último caso notificado de raiva em pessoas foi em 2016.

Em 2019, o Ceará registrou 118 casos de raiva em animais. Destes, 91 foram notificados em morcegos hematófagos, possíveis transmissores da doença para outros bichos.

 

Ouça:

A meta é imunizar dois milhões de animais até 30 de outubro. A Sesa reforça a importância de imunizar os animais domésticos anualmente, pois a raiva é uma doença letal, como destaca Bergson Moura, assessor técnico do Programa de Controle da Raiva da Sesa.