CFO inicia hoje 6º curso de capacitação profissional para a área do esporte

11 de setembro de 2020 - 11:48 # # # #

Wania Caldas - Ascom CFO - Texto
Tiago Stille - Foto

Os cursos são online e os alunos foram selecionados em edital lançado em junho deste ano. Ao todo, o CFO possui 650 alunos, sendo 300 de capacitação profissional, 250 de modalidades esportivas e 100 de atividades de saúde e lazer

O Centro de Formação Olímpica dá início, nesta sexta-feira (11), ao curso de Mecânico de Bicicletas, sexto curso de capacitação para a área do esporte ministrado este ano. Desde julho, já foram realizados três para profissionais de Educação Física (Iniciação Esportiva; Treinamento de Alto Rendimento; e Exercício Físico, Saúde e Lazer) e dois para profissionais de nível médio (Árbitro de Vôlei de Praia e Árbitro de Vôlei de Quadra, em parceria com a Federação de Voleibol do Estado do Ceará).

O curso de Mecânico de Bicicletas faz parte dos Percursos Formativos – Sport Works, que busca capacitar, em cursos gratuitos e online, atuais e futuros profissionais para a área do esporte. As aulas acontecerão de 11 a 27 de setembro, às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos de 8h às 12h e de 14h às 18h. Os 50 alunos da turma têm pelo menos o nível fundamental de escolaridade e foram selecionados por meio de edital lançado em junho deste ano. Todos recebem material didático, camiseta e uma bolsa de R$ 200 (caso concluam o curso).

Além dos 300 selecionados para os Percursos Formativos – Sport Works, o CFO hoje conta com 250 alunos de 10 a 19 anos em quatro modalidades esportivas (basquete, futsal, voleibol e vôlei de praia) e 100 em atividades de Saúde e Lazer (turmas de alongamento e condicionamento físico). Todos os cursos estão sendo realizados remotamente, mas, em breve, o CFO vai divulgar o calendário para a retomada gradativa dos cursos presenciais.

De acordo com o superintendente do CFO, Adriano Loureiro, o objetivo do CFO é ser um polo de formação de atletas e de profissionais do esporte. “Os cursos são o começo do trabalho para transformar o CFO em um polo de formação, tanto para atletas, como para profissionais que querem atuar na área do esporte. O nosso objetivo é, dar opções profissionais para os jovens e, consequentemente, impactar positivamente no mercado esportivo do País”, explica.

Gestão CFO

O Centro de Formação Olímpica (CFO) é uma instituição da Secretaria do Esporte e Juventude do Governo do Ceará e, desde outubro de 2019, está sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social (privada, sem fins lucrativos), responsável por 10 instituições estaduais. Neste contexto de pandemia, o CFO está realizando atividades remotas nas áreas de formação esportiva, saúde e lazer, e capacitação profissional. Em junho, abriu três editais para cursos gratuitos e recebeu 2.872 inscrições, número sete vezes maior que as 410 vagas disponibilizadas inicialmente. Por isso, aumentou a oferta e classificou 650 candidatos.