HGF realiza primeiras cirurgias oftalmológicas em 3D

11 de setembro de 2020 - 15:48 # # # # #

Márcia Ximenes - Ascom HGF - Texto e Fotos

Referência no diagnóstico e no tratamento de retinopatia diabética e do glaucoma, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realizou, esta semana, as primeiras cirurgias oftalmológicas em 3D pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Para a chefe do Núcleo Gestor de Oftalmologia do HGF, Islane Verçosa, a realização das cirurgias é um marco no atendimento oftalmológico da rede pública do Estado. “A população será beneficiada porque, com a tecnologia 3D, nós podemos aprimorar os procedimentos e possibilitar uma recuperação mais rápida e mais efetiva dos pacientes pós-cirurgia”, explica.

Os procedimentos foram realizados com o microscópio Lumera 700, equipamento alemão cedido à Sesa pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec). O microscópio opera com acessórios que complementam a tecnologia de alto avanço, como o assistente cirúrgico Callisto, o Resight 700, usado nas cirurgias de retina, e o Viteógrafo Visalis 500, utilizado nas cirurgias de retina e catarata.

Além dos aparelhos cirúrgicos, o HGF recebeu mais quatro equipamentos que permitirão um diagnóstico mais preciso para doenças oftalmológicas. A aquisição dos aparelhos faz parte do eixo de inovação da Sesa, que tem como um dos objetivos a modernização da saúde.

“Os retinógrafos fazem uma espécie de fotografia do olho, com detalhes da espessura e uma imagem digital ampliada, o que permite a identificação de possíveis microhemorragias. O tomógrafo OCT dá detalhes de todas as camadas existentes no olho, o que auxilia no diagnóstico precoce do glaucoma. E o biômetro faz um cálculo da lente intraocular, que vai dar uma precisão maior e possibilitar que o paciente deixe de usar óculos após a cirurgia”, detalha a oftalmologista.

Desde terça-feira (8), quando os aparelhos começaram a ser usados, já foram realizados cerca de 20 exames. A aposentada Antônia Firmino dos Santos, 60, está se preparando para uma cirurgia oftalmológica e já realizou um exame pré-operatório. “Eu achei que foi bem rápido e confortável fazer esse exame hoje. Eu espero que no dia da cirurgia seja assim também”, conta a paciente.