Cineteatro São Luiz estreia domingo (20) seu programa de Web TV, “Cena São Luiz”

14 de setembro de 2020 - 16:35 # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Tiago Stille - Foto

Neste domingo (20), às 18h, o Cineteatro São Luiz estreia uma grande novidade em sua programação virtual e pela qual o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem se dedicado nas últimas semanas. Se trata de uma “revista” em formato de “Web TV” que recebe o nome “Cena São Luiz”. Um espaço virtual de encontros, conhecimento, arte, compartilhamento e afetos. Além de atravessar fronteiras, levando a cultura cearense para o mundo, e discutir as novas formas de fazer arte e cultura no cenário pós-pandemia, o programa trabalha as diversas linguagens artísticas que compuseram a programação do equipamento cultural nos últimos cinco anos.

O cenário é o palco do Cineteatro, revisitado para chegar a milhares de telas e lares por meio da internet. Quem apresenta o programa, que terá duas edições por mês a partir de outubro, é a atriz, jornalista e apresentadora Christiane de Lavor. Este Projeto tem co-realização da Fundação dos Amigos do Theatro José de Alencar e é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura – Lei nº13.811, de 16 de agosto de 2006.

“Esse projeto, que eu chamo de revista, foi uma das forma que encontramos de vivenciar esse período da pandemia de forma produtiva e sensível. O São Luiz é um espaço lindo e temos um equipe de excelência técnica. Resolvemos aproveitar esse potencial para gravar conteúdos sensíveis, projetos artísticos importantes e exibir para o público, e também apresentando um pouco como esses artistas e fazedores de arte e cultura pensam e criam. É uma maneira das pessoas acessarem um conhecimento que muitas vezes não está explícito nas apresentações, é uma revista que além de encantar traz um mundo novo que merece ser descortinado. O Cena São Luiz é plural, democrático, afetivo, ampliado como é o próprio Cineteatro. Está na praça, no centro, na cidade, no nosso palco e na alma dos artistas.”, afirma Rachel Gadelha, Diretora do Cineteatro São Luiz, que finaliza com um convite: “É por isso que a gente convida as pessoas a participarem e a construírem conosco esse novo projeto.”

A estreia do “Cena São Luiz” tem a temática “vida em arte” e traz música, teatro, poesia e entrevistas exclusivas. A poesia de Wagner Gonçalves integra o bloco “Cultura da Praça”, em que os artistas do Centro de Fortaleza são convidados a se apresentar e contar suas histórias no palco principal do Cineteatro. Entrevista inédita com Pedro Rogério e Rodger Rogério integram o bloco Dentro do Som, assim como a entrevista com a diretora teatral Graça Freitas no bloco “Curta São Luiz”. O programa também conta com a música de Pedro e Rodger no show “Cores do Coração”, além do espetáculo “O Boi Estrela” do Grupo Formosura. Isso sem contar com outras novidades que o público poderá acompanhar no decorrer da programação que tem aproximadamente uma hora.

Bloco Dentro do Som

Nesse bloco, Christiane de Lavor entrevista o músico Rodger Rogério, celebrado por seu legado no movimento musical chamado Pessoal do Ceará, e seu filho, também músico e professor da faculdade de música da UFC, Pedro Rogério. Além de conversar sobre o show Cores do Coração, primeiro show conjunto dos dois músicos, pai e filho conversam sobre como a música se fez um integrante importante dessa família: carreira, paixões, diferenças e similaridades. Nesse bate-papo Rodger e Pedro refletem sobre os caminhos e encontros proporcionados pela música.

Bloco Curta São Luiz

Graça é fundadora do Grupo Formosura de Teatro que há mais de 30 anos mantém uma produção sistemática de montagens teatrais com atores e bonecos, assim como uma pesquisa estética que avança no sentido de investigar e experimentar as variadas possibilidades da relação ator/boneco em cena. Com espetáculos que dialogam tanto com o erudito quanto o popular, o grupo Formosura tem foco na realização de um teatro que seja também um modo de comentar a vida. Em entrevista descontraída, Graça conta um pouco da trajetória do grupo, examina peças históricas como “Frei Tito” e “O Boi Estrela” e discorre sobre como os contextos históricos e particulares influíram em sua produção artística. Cristiane de Lavor e Graça Freitas também conversam sobre inovação, tradição, erudição, cultura popular, política e afeto no teatro do Grupo.

Bloco Cultura da Praça

O primeiro artista de rua convidado a se apresentar e contar suas histórias no palco do Cineteatro é o escritor, ator, performer e integrante do Coletivo Arruaça, Wagner Gonçalves. Ele conta a realidade de quem já morou durante muitos anos nas ruas e praças do Centro de Fortaleza. O artista declama seu monólogo “Estourou”, em que descreve a experiência de quem recebe alimento em atitudes de caridade.

Serviço

Cineteatro São Luiz estreia programa de Web TV “Cena São Luiz”

Dia 20/09 às 18h

No site do Cineteatro (www.cineteatrosaoluiz.com.br) e em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza)

O Cena São Luiz terá periodicidade quinzenal e está previsto para ocorrer até dezembro