Governo do Ceará inaugura no bairro Curió a 87ª areninha construída pelo Estado

15 de setembro de 2020 - 14:06 # # # # #

Antônio Cardoso - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

A areninha conta com campo society de grama sintética e urbanização, distribuídos em quase sete mil m²

A Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) do Sítio Curió ganhou, na manhã desta terça-feira (15), mais um importante espaço para a promoção da saúde da população local. O governador Camilo Santana inaugurou no local a 87ª areninha construída pelo Estado. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio também participou da inauguração.

Com investimento de R$ 1.365.901,25, a areninha conta com campo society de grama sintética, duas áreas de banco de reserva, urbanização e pavimentação, alambrados e iluminação, distribuídos em quase sete mil metros quadrados.

Conhecida como Floresta do Curió a ARIE foi criada em 2006, possui 57,35 hectares e localiza-se no bairro Lagoa Redonda (acesso pela avenida José Arthur de Carvalho), em Fortaleza. Tem mata de tabuleiro como vegetação predominante, ecossistema associado à mata atlântica.

O governador Camilo Santana afirmou que a meta é chegar ao final do ano com quase 100 areninhas construídas pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Estado apenas na Capital. “Essa é uma política que eu levei a todos os municípios do Estado do Ceará. Aqui é mais uma reivindicação antiga que se tornou um espaço bonito, iluminado, que vai dar oportunidade aos nossos atletas da região. Aqui vai ter escolinha de futebol, vamos descobrir os talentos dos nossos jovens apaixonados por futebol”, falou.

Essa política, na visão do governador, é uma das mais importantes para a juventude. “Dá oportunidade através do esporte e ocupa os espaços urbanos. Assim a gente constrói uma cidade mais saudável e menos violenta”.

O prefeito Roberto Cláudio destacou a importância de mais um investimento do Estado na Capital. “A gente não tinha nenhum equipamento desse em Fortaleza e vamos encerrar o ano próximo a 100 areninhas concluídas”, apontou. Ainda de acordo com Roberto Cláudio, cada areninha entregue representa uma história diferente que começa a ser construída nas comunidades que as recebem. “É uma oportunidade de a gente proteger os jovens e a criançada dos riscos das ruas. Governo e Prefeitura desenvolvem projetos sociais de escolinhas de futebol que acompanham a nota da escola, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento da criança”, relacionou o gestor. “E, normalmente começa ao lado a venda de pratinho, churrasquinho, a nova iluminação traz as famílias. A comunidade utiliza o entorno”.

Gean Neudo atualmente é condutor de ambulância, mas já foi jogador de futebol e deposita a esperança na areninha que o filho Apollo Gean siga o mesmo caminho no esporte. “De palcos assim já saíram vários profissionais, muitos jogadores nasceram do subúrbio e vejo isso aqui como uma vitrine para o futebol do meu filho e de outros mais na frente”.

Apoio da iniciativa privada

Participaram da inauguração o secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno; deputado estadual Fernando Hugo; secretário municipal do Esporte, Arquimedes Pinheiro; Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará; Valmir Pontes, membro da diretoria da Unimed Ceará; e Aline Telles Chaves, diretora da Naturágua. A areninha se soma à academia ao ar livre montada pela Unimed Ceará – que já existia anteriormente, e terá ainda a instalação de vestiários, que devem ficar prontos no início de novembro, com apoio da Naturágua.