Dragão do Mar exibe espetáculo cênico da dançarina Maria Isabel

16 de setembro de 2020 - 15:13 # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Em “Você Sabe”, a artista multilinguagens apresenta trabalho solo de videodança que questiona aspectos culturais relacionados à mulher. Trabalho compõe a programação de trabalhos selecionados na convocatória Arte em Rede

Dando sequência às apresentações da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibirá, nesta quinta-feira (17), apresentação cênica da dançarina Maria Isabel. O espetáculo “Você Sabe” será exibido a partir das 19h, no IGTV do Dragão.

“Você Sabe” é um ‘vídeo-dança-palavra’ que faz parte de uma série de vídeos do projeto “A Mulher com Marreta na Mão”, desenvolvido por Maria Isabel desde 2018, dentro da graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará, no projeto geral “Eu poderia chamar a Mulher com a Marreta na Mão de solo, mas prefiro chamar de canteiro de obras”. Cheio de reflexões e pedaços de coisas de mulher para mulher. A intérprete fala e movimenta perguntas e ações com inclinações dançantes de um feminino contemporâneo e trabalhoso. Com a marreta, a cena é uma quebradeira simbólica. Destruição, construção e desconstrução de padrões, de corpos, de mulheres. Problemas, palavras, canções e danças se atravessam para provocar questionamentos: o que está acontecendo com os corpos das mulheres e essa relação adoecida com padrões de beleza? O que fazer com as memórias de assédio impregnadas nos corpos femininos? O que fazer com tantas mortes no terceiro país que mais mata mulheres no mundo? Quais os movimentos presentes nas histórias das mulheres, quais posturas e danças possíveis hoje?

De acordo com Maria Isabel, “o vídeo exprime um respiro provocativo de perguntas cujas respostas fogem da lógica de palavras e que são respondidas pelo corpo”. Esse projeto é sobre os aspectos culturais em volta do corpo da mulher, abusos e memórias, mas sobretudo é sobre quais movimentos surgem a partir disso tudo.

Sobre a artista

Maria Isabel Ingressou no universo artístico através da dança de salão, em 2011. Atuou em diversos espetáculos de teatro, muitos dos quais também foi produtora. Também foi atriz em filmes amadores e profissionais e fez diversos cursos na área de preparação de atores. Formou-se técnica em Dança pelo curso técnico do Porto Iracema das Artes, em 2014. Está concluindo Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará. Trabalha com dança, teatro, cinema, produção, elaboração de projetos, marketing, comunicação, designer gráfico e gastronomia.

Sobre o Arte em Rede

O “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto a sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Arte em Rede também integra o Programa “Cultura em Rede”, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, para que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço

Arte em Rede apresenta “Você Sabe”, com Maria Isabel
Data: 17 de setembro de 2020
Horário: 19h
Local: no IGTV do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura
Acesso gratuito
Duração: 6 min
Classificação etária: 16 anos