HRN mantém certificado nacional de excelência em gestão

16 de setembro de 2020 - 13:13 # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN

O Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, manteve o certificado de acreditação com excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação reconhece que o HRN cumpre padrões de qualidade, segurança e gestão integrada, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua.

O objetivo da auditoria é avaliar o foco do hospital em resultados sistêmicos e estratégicos e os processos de assistência segura ao paciente. O HRN é a única instituição de saúde acreditada com excelência na Região Norte do Estado. O certificado recebido pela unidade é válido até 19 de julho de 2022.

O diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, ressalta que as visitas de manutenção anuais auxiliam o hospital a avançar na qualidade e na segurança do paciente. “A visita nos trouxe a clareza de que a instituição está no caminho certo em levar a assistência à saúde com a melhor qualidade e com a máxima segurança para nossa população. Todos os setores puderam participar e colocar suas contribuições no que diz respeito a um alinhamento estratégico junto à Secretaria de Saúde, em especial nesse momento de pandemia”, avalia.

Visita de manutenção do certificado foi realizada pela primeira vez em formato online no HRN

Devido à pandemia de Covid-19, a visita de manutenção do certificado de acreditação aconteceu no dia 14 de agosto de forma online. O HRN foi a primeira unidade administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) a passar pelo processo no contexto da pandemia. Segundo a assessora técnica da Diretoria de Gestão Estratégica do ISGH, Lady Rosany, o HRN tem avançado em gestão e assistência segura ao paciente.

“A unidade amadureceu bastante neste período e, acima de tudo, percebemos que existe sintonia entre a liderança, direção e gestores da unidade e amadurecimento na realização de ciclos de melhoria, organização, reinvenção e contingência. O objetivo é garantir a assistência segura e de qualidade no período da pandemia e uma maior aproximação dos serviços de apoio aos serviços assistenciais”, explica Lady Rosany.

Referência

O Hospital Regional Norte é referência no atendimento a casos de média e alta complexidade. Segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, a unidade atende cerca 1,6 milhão de pessoas de 55 municípios.

A estrutura de assistência do HRN é ampla, com atendimento 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades. No eixo adulto, o HRN atende perfis clínicos e cirúrgicos não traumáticos, com um serviço de cirurgia vascular disponível na emergência, serviço de cirurgia pediátrica, além de outras especialidades cirúrgicas de apoio, como cirurgia torácica, otorrinolaringologia, neurocirurgia, além de endoscopia digestiva alta e baixa.

No eixo pediátrico, o HRN conta ainda com UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e um serviço de imagem com um aparato tecnológico de última geração com tomografia, ressonância, ultrassom, além das radiografias convencionais. O hospital contempla uma retaguarda de leitos de internação no eixo adulto, pediátrico e neonatal e um Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher, que dispõe de leitos de obstetrícia para pacientes reguladas e vinculadas.

 

 

Ouça:

O diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, avaliou positivamente o resultado e ressaltou que essas visitas anuais de manutenção ajudam o hospital a avançar na qualidade e na segurança do paciente.