Programa Hub Cultural do Ceará estreia nesta quinta-feira (17)

16 de setembro de 2020 - 15:24 # # # # #

Maíra Suspiro - Ascom Porto Dragão


Com estreia nesta quinta (17), o programa “Zona de Criação” apresenta “Tem que lutar”, de Daniel Groove, como resultado da produção audiovisual da primeira leva da mais nova proposta criativa do Porto Dragão

Se no primeiro semestre a linha criativa do Porto Dragão se voltava a refletir sobre o isolamento social e seu impacto no viver de arte com o programa “Nós no Batente’, neste segundo semestre a criatividade lança luz a um retorno ainda virtual aos palcos e produções de conteúdos artísticos com o programa Zona de Criação. Em mais um projeto de geração de conteúdo próprio, o Porto Dragão, integrante do Hub Cultural do Ceará e instituição cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, reabre as portas para o fazer artístico, posicionando luzes, ajustando focos e quebrando a inércia dos objetos de cena.

Em um movimento integrado entre as frentes do meio artístico – artistas, técnicos e produtores, a ação tem o intuito de fomentar a produção de conteúdo através da criação, realização e formatação de obras, acompanhando o fazer da arte desde o seu conceito até a sua execução, produzindo as obras selecionadas através de um conteúdo audiovisual, que, além de servir como programação para o consumo do público, diversificando a agenda online do Porto Dragão, enriquece o portfólio dos artistas envolvidos, que passarão a contar com um registro realizado profissionalmente, com produção audiovisual da 202B Filmes, estrutura de sonorização e iluminação, produção e consultoria técnica, esta última em parceria com o Fórum de Artes Técnicas do Ceará.

O Zona de Criação prevê atender 25 projetos de setembro deste ano, a fevereiro de 2021, envolvendo diferentes linguagens e estilos, e os resultados finais serão publicados no canal do Youtube do Porto Dragão, semanalmente, às quintas-feiras. Os trabalhos serão escolhidos entre os selecionados na convocatória Arte em Rede, aprovados na categoria de propostas de criação de conteúdo a serem realizadas ou em processo, bem como selecionados em curadoria própria do Porto Dragão.

“O ano de 2020 vem se mostrando desafiador e imprevisível, mas encaramos isso refletindo em como lidar com a arte e a economia da cultura, apesar do cenário que nos foi imposto. Desde 2018, o Porto Dragão assume essa atitude de gerar conteúdo próprio, com profissionais e artistas cearenses, resultando em produtos de alta qualidade como o Porto Dragão Sessions (2018) e o Nós no Batente (2020). Agora, anunciamos a Zona de Criação, que de certa forma completa uma trilogia mostrando a resiliência e a resistência criativa de diversas linguagens nesta cautelosa retomada de produzir arte no seu lugar de origem: os palcos, a cidade, as ruas, entre luzes, sons e claquetes. É emocionante o reencontro destes artistas com nosso teatro, em contato direto com o fazer artístico depois de tantos meses afastados”, compartilha o superintendente João Wilson Damasceno.

EPISÓDIOS DE ESTREIA

EPISÓDIO 01 – DANIEL GROOVE

A estreia ocorre nesta quinta-feira, 17/9, com o cantor cearense Daniel Groove, que gravou 13 faixas do seu projeto “Tem que lutar”, uma apresentação audiovisual onde a saudade do distanciamento, as ruas desertas e as dificuldades da pandemia são retratadas com a força das canções e a beleza triste do teatro vazio. O show conta com a participação de Rian Batista e de Orlângelo Leal. O conteúdo vai ao ar às 20h no canal do Youtube do Porto Dragão.

PRÓXIMOS EPISÓDIOS

Semanalmente, serão divulgados os outros trabalhos e para os três primeiros, além de Groove, o Zona de Criação apresentará Murillo Ramos, com “Um artista da luz vermelha”, um projeto inédito neste solo do ator cearense integrante da Manada Teatro e Xavier, que apresenta seu mixtape “Mormaço”. Respectivamente, os episódios entrarão no ar em 24 de setembro e 01 de outubro.

Com uma diversidade de linguagens, a programação do Zona de Criação contará ainda com As 10 Graças, Henrique Castro, Grupo Cena Fórum, Mateus Fazeno Rock, Dj Nego Célio, Ângelo William, Caixeiros Viajantes, Alessandra Pereira, Cia CLÊ, Nóis de Teatro, Maria Vitória, Inquieta Cia, A. Renê e Tayana, Núcleo de Estudos da Performance e Coletivo DiBando.

AGENDA PREVISTA – SETEMBRO E OUTUBRO

17set – Daniel Groove (Tem que lutar)

24set – Murillo Ramos (Um artista da luz vermelha)

01out – Xavier – Mormaço (EP Mormaço)

08out – As 10 Graças – Arrebatades

15out – Henrique Castro – Loteamento 02

22out – Grupo Cena Fórum – Abayomi: Encontro Precioso

29out – Mateus Fazeno Rock – Ruínas

SOBRE DANIEL GROOVE

Compositor e intérprete cearense dos mais elogiados, Daniel coleciona apresentações pelas 5 regiões do Brasil e em festivais como Abril Pro Rock (PE), Goiânia Noise (GO), Se Rasgum (PA), Casarão (RO), Ponto CE (CE), BR 135 (MA), Psicodália (PR) e Lollapalooza (SP).

Daniel abraçou a carreira profissional em 1998, com o “Groove”, banda da cena alternativa nordestina dos anos 90 com a qual lançou seu primeiro disco “Tá na mão” (1999) e herdou seu sobrenome artístico. Depois participou da banda “O Sonso” lançando disco homônimo em 2010.

Seu primeiro álbum solo Giramundo (2013), eleito o melhor de MPB no Prêmio Dynamite 2014, é um mosaico de várias vertentes da música brasileira e passeia pelo rock, pelo brega e pelo pop, em canções-crônicas onde um eu lírico apaixonado pela vida e pelo amor corre pelo mundo. Lançado inicialmente com download gratuito, o segundo trabalho autoral chegou nas principais plataformas digitais e em edição física nas lojas de todo o Brasil, em 2016, pelo selo Sete Sóis com distribuição Tratore. Com direção artística de Saulo Duarte e produção coletiva, Romance pra depois foi gravado ao vivo com sua banda (Saulo Duarte, Klaus Sena, João Leão, João Vasconcelos e Victor Bluhm) e traz participações especiais de Rafael Castro, Juliano Gauche e Helio Flanders.

Seu terceiro álbum solo, Levante, produzido pelo saudoso Miranda juntamente com Klaus Senna, chegou nas plataformas digitais em julho de 2018, pelo selo Sete Sóis com distribuição Tratore.

MÚSICAS GRAVADAS “TEM QUE LUTAR”, DE DANIEL GROOVE

Estranho amor (Daniel Groove/ Vitoriano)

Eu lembro do Vento (Daniel Groove)

Tente entender (Daniel Groove/Ilya)

Se você disser (Daniel Groove)

Seu Rapaz (Daniel Groove/Saulo Duarte)

Bicicleta (Daniel Groove)

Tem que lutar/ tudo outra vez (Daniel Groove/Flávio Alves)

Você Sabe muito bem o que me resta (Daniel Groove/Saulo Duarte)

Seda azul (Daniel Groove)

Meus amigos (Daniel Groove/ Saulo Duarte)

Jardim Suspenso(Daniel Groove /Vitor Colares)

Giramundo (Daniel Groove)

Super herói (Daniel Groove)

SOBRE O PORTO DRAGÃO

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do webinário Jornada de Pensamento que está acontecendo até Outubro de 2020, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e o programa “Nós no Batente”, uma série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando 05 grupos de Dança e 05 grupos de Teatro e agora o “Zona de Criação”.

Todos os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO

Programa Zona de Criação

Episódio 01 – “Tem que lutar”, com Daniel Groove

Estreia em 17 de setembro de 2020 às 20h

Canal do Youtube do Porto Dragão – Youtube.com/PortoDragao