Governo do Ceará discute Distritos de Inovação em Saúde com lideranças do Estado

17 de setembro de 2020 - 16:56 # # # # #

Martina Dieb - Ascom Sesa
Diego Sombra - Foto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) realizou, nesta quinta-feira (17), encontro com lideranças estaduais para discutir o Workshop Distrito de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos. Durante a reunião online, os gestores destacaram as ações de vanguarda que serão discutidas no workshop que ocorrerá nos dias 2, 9 e 16 de outubro.

“O objetivo desta reunião é discutirmos as ações e tirarmos dúvidas sobre o Workshop Distrito de Inovação do Ceará. Tudo começou com um projeto do Governo do Estado, que teve inicio em 2017, que, por meio de uma parceria com o Governo de Barcelona, promoveu o projeto de implantação de Distritos de Inovação. Esse projeto tem por finalidade utilizar o beta modelo aplicado em Barcelona”, esclarece o secretário da saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

A implantação de um distrito de inovação é, antes de tudo, uma estratégia de renovação urbana, um novo modelo de edificação de uma cidade compacta com foco no crescimento econômico de uma região. O intuito é fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, tendo a economia da saúde como vetor de desenvolvimento e veículo de inclusão produtiva. Busca-se também a melhoria da renda e dos indicadores sociais, a diminuição da desigualdade social, produção de tecnologias, e reordenação urbana.

Para o secretário, a implantação do Distrito de Inovação em Saúde (DIS) trará para o Estado um aumento significativo de novos empregos diretos e indiretos, ampliação de pesquisa, qualificando a saúde dos cearenses. “Estes distritos são territórios propícios ao desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços com espaço para a concentração estratégica de atividades intensivas de conhecimento que beneficiam a comunidade local, por meio da inovação, saúde e economia”, ressalta.

Durante a reunião, gestores e lideranças destacaram as principais vertentes que serão discutidas durante o Workshop. O evento será voltado para instituições de ensino e pesquisa, setores da sociedade civil e empresarial, instituições governamentais e startups. O objetivo é a elaboração de modelo de ação para o Pacto de Inovação em Saúde do Ceará. O workshop será online e gratuito, realizado pela La Salle Barcelona, uma das principais incubadoras de startups de tecnologias inovadoras na Europa.

“Esse trabalho é compartilhado e o Ceará é um estado inovador e muito forte. E esse será um evento importante para a saúde, economia e indústria, com apoio de agentes públicos na construção de ações importantes para os territórios dos distritos. Isso significa que, a economia será transformadora e a saúde voltada para o bem-estar da sociedade”, ressaltou o consultor da La Salle Technova Barcelona e doutor em ecossistemas de inovação, Joseph Miquel Piqué.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará com a La Salle Technova Barcelona, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura de Eusébio, e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O intuito é que universidades e o poder público atuem juntos em benefício da sociedade.

Workshop

Na programação do evento serão apresentados os objetivos, a metodologia de trabalho, e o status atual dos Distritos de Inovação Viva@Ceará, com identificação dos desafios nas diferentes áreas. No segundo momento, haverá a apresentação da visão conjunta, identificação de possíveis atividades, e agentes que solucionem os desafios. E, no terceiro momento, será apresentado o modelo de Pacto de Desenvolvimento dos Distritos de Inovação do Ceará desenvolvido no workshop. A proposta visa elaborar uma rede de articulação e engajamento na área da saúde, tecnologia e meio ambiente.

HUBs da saúde

A Sesa vem trabalhando os projetos de inovação com o Viva@Ceará em três distritos de inovação, que são: Viva@Porangabussu, Viva@Eusébio, junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e o Viva@Quixeramobim, em torno do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). Esses distritos abrigarão segmentos complementares do clustter da saúde com foco na ciência e tecnologia, desenvolvimento de startups, cadeia de serviços, ensino e pesquisa. Os Distritos de Inovação do Ceará são também conhecidos como hubs da saúde.