Técnicos da Ematerce e SDA visitam experiência de rastreabilidade de produtos agrícolas

17 de setembro de 2020 - 15:52 # # # # # #

Aécio Santiago - Ascom Ematerce

Equipe de técnicos e diretores da Ematerce estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (14), no Vale do Forquilha, município de Quixeramobim, para conhecer a experiência de rastreabilidade de produtos agrícolas originados da agricultura familiar, de produtores associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Forquilha (Coopvale).

Além do presidente da Ematerce Antônio Amorim, também participaram da visita o diretor técnico *Itamar Lemos, o secretário executivo da SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) Demitri Cruz, Walmir Magalhães, gerente do Secaf (Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf), o chefe da TI da SDA Eliezer Junior, o gerente regional da Ematerce Francisco Albany Rolim e Odair Oliveira, gerente da TI da Ematerce.

De acordo com o diretor técnico Itamar Lemos, o trabalho, coordenado pelo presidente da Coopvale Deusimar Oliveira, é inovador e está em seu início. Preliminarmente, foi contratada uma empresa desenvolvedora de um software, que articula e armazena todas as informações sobre os produtos, da área, período até o produtor responsável pela produção.

Inovação e Tecnologia

Os primeiros resultados já são animadores e as perspectivas para os agricultores com a ampliação do mercado de seus produtos ainda é maior. Durante a apresentação pela Coopvale, constatou-se a possibilidade de parceria entre a SDA e Ematerce com a Coopvale utilizando-se o Secaf e o Portal do Produtor, em implantação na SDA. Também serviu para que os técnicos de informática da SDA e Ematerce, respectivamente, Eliezer e Odair, tirassem conclusões importante para a conclusão do sistema operacional que estão trabalhando na SDA/Ematerce.

Aproveitou-se, ainda, a visita técnica e intercâmbio para conhecimento das fábricas de polpa de frutas, de doces de leite e sistemas de irrigação. Entretanto, o ponto alto da visita foi o NIT (Núcleo de Irradiação Tecnológica), instalado pela Ematerce na propriedade do produtor Dudu, com a assessoria dos técnicos da Ematerce Josualdo Justino, do Centro Gerencial e Tarcísio Rego, regional da Ematerce de Quixeramobim.

Na área, pode-se verificar a implantação de práticas de manejo e conservação de água e solo com destaque para a barragem subterrânea que está viabilizando a produção irrigada de banana, cana-de-açúcar, capineiras, cajueiro, acerola, feijão, milho, batata doce, dentre outras. Vale salientar que antes da instalação da barragem subterrânea era apenas uma área seca sem produção. O produtor está muito animado com os resultados do uso da tecnologia em sua propriedade.