Fortaleza tem sete praias impróprias para banho

18 de setembro de 2020 - 15:31 # # # # #

Ascom Semace - Texto e Foto

Saiu o boletim semanal de balneabilidade, e dos 31 trechos de praias avaliadas, 24 estão apropriadas para banho e sete estão impróprias para banho na orla de Fortaleza.

A indicação foi emitida nesta sexta-feira (18), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em seu boletim. De acordo com o boletim, duas praias devem ser evitadas, na zona centro, e outras cinco, na zona oeste.
Na zona centro, estão impróprios os trechos localizados entre o Farol e a Praia do Botes, e entre a foz do riacho Maceió e a Volta da Jurema. Na zona oeste, está imprópria quase toda a faixa que se estende da rua Jacinto Matos até a Barra do Ceará. A zona leste, todas as praias estão apropriadas para o banho de mar.
Veja o boletim completo clicando aqui: https://www.semace.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/46/2020/09/Boletim-202009181-BOL.pdf.Boletim-202009181-BOL

Boletim transitório

Este foi o terceiro boletim transitório emitido pela Semace. Foram examinados 31 trechos da orla. Foram reprovadas as praias que apresentaram mais de 2,5 mil coliformes termotolerantes por amostra de água do mar analisada. O critério está sendo utilizado, neste período de retomada do boletim semanal de balneabilidade.

O exame que estava suspenso, por causa do isolamento social do técnicos, voltou a ser feito, este mês, quando a frequência das praias atingiu índice semelhante ao de antes da pandemia. O modelo será mantido por cinco semanas, até se completar a série de cinco exames necessários para a emissão do boletim completo.

Na situação normal, são considerados impróprios os trechos que apresentam mais de 1 mil coliformes por amostra, em duas ou mais semanas da série.