Polícia Civil apreende quase 67 kg de maconha e captura trio com apoio do Spia

18 de setembro de 2020 - 17:53 # # #

Ascom SSPDS

Quase 67 kg de maconha apreendida e três homens presos. Esse foi o resultado de uma apreensão feita por equipes do 16º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A ação se deu na tarde dessa quinta-feira (17), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Três homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram presos em flagrante. A ofensiva contou ainda com o auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e das câmeras de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os detalhes do trabalho policial foram repassados em coletiva de imprensa, na manhã de hoje (18), na sede da Delegacia Geral, em Fortaleza. Participaram da divulgação o delegado geral adjunto Sérgio Pereira; o delegado Danilo Rafanelle, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC); e o titular do 16º DP, delegado Bruno Ronchi.

De acordo com levantamentos dos investigadores, um veículo modelo Ford Fiesta era utilizado para o transporte de entorpecentes no bairro Jangurussu. O carro havia sido captado pelos sensores do Spia sob suspeita da prática criminosa. Após diligências, o veículo foi localizado. No interior do carro, Davi dos Anjos Santos (23), sem antecedentes criminais, foi encontrado. Quatro quilos de drogas foram apreendidos dentro do painel do automóvel.

As diligências continuaram no sentido de localizar outros indivíduos responsáveis pela distribuição dos ilícitos na Capital. Everton Jhony Freitas Tertuliano (23), com passagens por associação criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas e receptação, e João Batista de Oliveira Vieira (32), sem antecedentes, foram presos em uma residência no município de Itaitinga (AIS 12), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

No imóvel, mais de 60 kg de maconha, divididos em tabletes e já prontos para serem comercializados, foram encontrados. O material ilícito estava escondido em alguns cômodos da casa e dentro da geladeira. Ao todo, a PCCE apreendeu quase 67 kg de ilícitos. Diante dos fatos, o trio foi conduzido para o 16º DP, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Polícia Civil segue investigando o envolvimento de outras pessoas com a traficância de drogas na região.

Outras apreensões

Somente em setembro deste ano, as forças de segurança do Estado já apreenderam mais de cinco toneladas de drogas em cinco ações distintas. A última apreensão se deu nessa terça-feira (15), quando 10 kg de maconha foram localizados dentro de uma mala em um ônibus na cidade de Milagres – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. A ação foi realizada por equipes da Companhia de Operações de Divisas (COD), pertencente ao Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

No último dia 9, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 800 quilos de maconha, duas pistolas 9 mm e 1.400 cartuchos de munição . O material foi encontrado em um veículo abordado por agentes da PRF na rodovia BR 020, no município de Caridade, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15). Na ação, um homem foi preso. O procedimento foi realizado na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que segue investigando o fato.

Já no dia 8 deste mês, duas ações da PMCE culminaram nas apreensões de 137 kg de entorpecentes localizados em um ônibus na cidade de Milagres (AIS 19), onde dois indivíduos foram presos em flagrante. No dia 7, 55 kg de maconha foram apreendidas, no bairro Vicente Pinzón (AIS 1), em Fortaleza.

No dia 6 deste mês, a Polícia Militar do Ceará apreendeu quatro toneladas e 21 kg de drogas durante um trabalho policial em Aquiraz (AIS 13). De acordo com os PMs que atenderam a ocorrência, o ilícito foi localizado após uma abordagem a um caminhão-baú no Sítio Raimundo Maia. O material estava dividido em 15 sacos.

Denúncias

A população pode contribuir repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais na região. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou para o número (85) 3101-2952, do 16° DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.