SSPDS e PF assinam acordo de cooperação focado no trabalho de inteligência e integração de sistemas

21 de setembro de 2020 - 09:22 # # # # #

Ascom SSPDS

Um importante passo no que se refere à integração entre instituições que compõe a Segurança Pública foi firmado na tarde da última sexta-feira (18). Os gestores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Superintendência Regional de Polícia Federal no Ceará (SR/PF/CE) assinaram um acordo de cooperação técnica e operacional para atuação conjunta no Estado. O secretário da SSPDS, Sandro Caron, e o superintendente da Polícia Federal, Dennis Cali, participaram do ato que ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na sede da SSPDS, em Fortaleza.

O intuito da parceria entre as instituições do Estado e da União prevê o desenvolvimento de projetos e ações de interesse em comum, voltados ao treinamento de recursos humanos, ao desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias, informações e recursos de informática. A iniciativa tem ainda como foco alcançar a harmonização, a extração, a análise e a difusão de sistemas, dados e informações, bem como o planejamento e desenvolvimento institucional a ser executado no Estado do Ceará.

“Trabalharemos com integração, inteligência e com muita operacionalidade. Falar de integração é falar que estamos aqui formalizando um ato que vai proporcionar uma parceria que é uma marca no Estado do Ceará, aumentando-a ainda mais para que avancemos sempre com esse intercâmbio de informações. Ou seja, intercâmbio de análise de dados e de capacitação, com um trabalho totalmente em conjunto. Fico muito feliz com esta união do sistema de segurança pública do Estado. Estou bastante emocionado e muito feliz com esse acordo, e repito, estou bastante impressionado com o todo o efetivo e a qualidade dos profissionais da segurança pública que atuam aqui no Estado”, ressaltou o secretário Caron.

O prazo de vigência do acordo de cooperação será de 60 meses a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo. “Para nós, é uma grande satisfação poder assinar este termo hoje, cujo principal objetivo é impulsionar as atividades técnicas e operacionais e fomentar ainda mais a troca de informações criminais. Acreditamos que é um ganho para as instituições que compõem a Segurança Pública do Ceará, para a Polícia Federal, mas acima de tudo, um ganho para a sociedade cearense. A Polícia Federal está à disposição para que possamos atuar cada vez mais de forma cooperada, visando o bem da sociedade. Agradeço a todos mais uma vez, e agora já temos um plano de trabalho, e mais ações a serem desenvolvidas”, destacou o superintendente da Polícia Federal no Ceará, Dennis Cali.

Durante a assinatura do acordo de cooperação técnica e operacional, estiveram presentes o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Luís Eduardo Holanda; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macedo; o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Nartan Andrade; e o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), José Helano Matos.

Pela Polícia Federal, estiveram presentes: o chefe da Unidade de Controle Interno, Adalberto Salvador; o chefe do Setor de Inteligência Policial, Alan Robson Alexandrino; o chefe da Delegacia Regional Executiva, Murilo Almeida; o chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Paulo Henrique Oliveira Rocha; e o chefe da Delegacia de Repressão a Drogas, Samuel Elanio de Oliveira Júnior.

Visita Ciops

Após a assinatura do acordo de cooperação técnica e operacional, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, acompanhou o superintendente Dennis Cali em uma visita até as dependências da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Além de mostrar a operacionalidade da Ciops, os gestores foram apresentados à tecnologia do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e também das câmeras do Núcleo de Videomonitoramento da SSPDS.