SSPDS intensifica abordagens a veículos de transporte de passageiros

25 de setembro de 2020 - 17:38 # # #

Ascom SSPDS


Visando proporcionar mais segurança aos motoristas de transporte por aplicativo, taxistas e passageiros que usufruem desse serviço, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), intensificou os trabalhos de abordagens a veículos. A ação que ocorre com intuito de coibir a prática de crimes contra profissionais e população tem ocorrido em diversos bairros de Fortaleza nas últimas semanas. Três pessoas foram autuadas e uma arma de fogo e droga foram apreendidas durante os trabalhos preventivos.

A medida foi adotada após reuniões realizadas pela cúpula da Segurança Pública cearense com representantes da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (AMPIP/CE). As abordagens contam com policiais militares lotados na 2ª Companhia do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Assim como tem ocorrido diariamente, a operação também será deflagrada durante a noite desta sexta-feira (25).

“Com essas abordagens voltadas a esses meios de locomoção, que são os veículos de aplicativo e táxi, nós já tivemos uma arma apreendida e três suspeitos autuados. Por determinação do comando geral (da PMCE), todos os dias essas ações são realizadas, em todo o território fortalezense, por meio de nossas equipes espalhadas pela cidade”, explicou o tenente coronel William Cândido.

Apreensões

Em uma das ações, ocorrida no dia 31 de agosto, os policiais militares abordaram um veículo de motorista de aplicativo, no bairro Mondubim, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, onde estavam dois adolescentes, um deles ao lado do motorista. Ao ser questionada sobre o destino, a dupla entrou em contradição. Com isso, os dois foram conduzidos à sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde afirmaram que pretendiam buscar um revólver calibre 38 em uma propriedade, no bairro Planalto Ayrton Senna. Em diligência até o local de destino, os policiais militares apreenderam a arma, além de dinheiro e um celular.

Em desfavor dos jovens de 16 e 17 anos, foi lavrado um ato infracional análogo à posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. O adolescente mais jovem já responde a quatro atos infracionais por homicídio, tráfico de drogas e crime contra a administração pública. O segundo suspeito já respondia a dois atos infracionais por roubos.

Já no dia 28 de agosto, ao perceber o aparente nervosismo de um passageiro em um veículo de aplicativo, os policiais militares o abordaram. Com o homem de 19 anos, os policiais militares apreenderam nove trouxinhas de maconha e dinheiro. O homem foi encaminhado ao 34° Distrito Policial (DP), onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por posse de drogas.

 

 

Ouça:

O secretário adjunto da SSPDS, Paulo César Braga, falou sobre o resultado positivo obtido com as operações.

O comandante da Companhia de Motos do Raio, tenente coronel William Cândido, pontuou a estrutura operacional utilizada.