Pefoce auxilia na redução da fila de transplante de córneas e homenageia famílias de doadores em Sobral

30 de setembro de 2020 - 16:47 # # # # #

Ascom Pefoce e SSPDS - Texto e Fotos

O Núcleo de Perícia Forense do Ceará (Pefoce) da Região Norte do Estado, situado em Sobral, em parceria com o Banco de Olhos do Ceará (BOC), realizou na manhã desta quarta-feira (30), um café da manhã especial para familiares responsáveis pela primeira doação de córneas da região, que aconteceu em março deste ano. Com a colaboração das captações de córneas realizadas no Núcleo de Perícia da Região Norte, a fila de espera por transplante de córneas reduziu, em pouco mais de um mês, de 150 para 31 pessoas que aguardam pelo tecido. Outros oito estados do Brasil com pacientes em situação de urgência já receberam córneas de cearenses.

Este foi o primeiro ano de captação de córneas realizadas no núcleo situado em Sobral, em parceria com o BOC. Os trabalhos iniciaram ainda no mês de março, mas devido a pandemia ocasionada pela Covid-19, o coronavírus, a atividade foi suspensa, o que resultou em uma fila de espera que chegou a ter 150 pessoas. No dia 26 de agosto, com o retorno das captações autorizadas pelo Ministério da Saúde, a Pefoce retornou junto com o BOC, o importante trabalho de sensibilização das famílias para a doação de córneas.

Missão Social

Conforme o perito geral do Ceará, Ricardo Macedo, a ampliação da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Pefoce, e da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do BOC, com a atividade de captações realizadas no Núcleo de Sobral traz muitos benefícios para a população cearense e também do Brasil. “Com os atendimentos de transplantes para aquela região do Estado sendo agilizados, nós conseguimos ampliar cada vez mais o número de transplantes dentro e fora do Ceará”, afirmou o perito geral.

De acordo com Ricardo Macedo, a Pefoce tem muito orgulho em desempenhar essa missão social tão importante. “Nós, enquanto órgão de Polícia Científica, temos o papel principal de elaborar a prova técnica e científica para a resolução de crimes, o que dá um retorno direto para a sociedade, mas se a gente também puder colaborar para um bem maior, que é facilitar que muitos voltem a enxergar, essa causa também tem o nosso máximo empenho para a sociedade”, comenta.

Gratidão

O supervisor do Núcleo da Pefoce situado em Sobral, Garófalo Júnior, salientou que, mesmo com pouco tempo de atuação na região, as nove captações realizadas são o motivo de muita gratidão. Por isso, a família responsável pela primeira doação de córneas em Sobral foi convidada pela Pefoce e BOC para representar todas as famílias nesta manhã. O número limitado de pessoas ocorreu em cumprimento do protocolo de distanciamento social devido o contexto da pandemia. “A Perícia Forense do Estado do Ceará não mede esforços, em conjunto com o Banco de Olhos, para que consigamos zerar a fila de transplantes de córneas do nosso Estado. Em meados de março a fila estava zerada, mas infelizmente, devido a pandemia, fomos obrigados a parar e em 26 de agosto já tínhamos 150 pessoas na fila. Hoje, temos apenas 31 pessoas e isso para a gente é de uma satisfação imensa”, conta Garófalo Junior.

Na ocasião, houve a homenagem simbólica a todas as famílias que também doaram as córneas de seus parentes. Estas famílias vão receber em suas residências um certificado com os agradecimentos da Pefoce e BOC.

 

Ouça:

Para o perito geral do Ceará, Ricardo Macedo, a ampliação da parceria entre a SSPDS e a Secretaria da Saúde (Sesa), na atividade de captações realizadas no Núcleo de Sobral, tem beneficiado pessoas e o benefício ultrapassa as divisas do Ceará.

O supervisor do Núcleo da Pefoce em Sobral, Garófalo Júnior, destacou o trabalho social desempenhado pela Pefoce, que se soma ao já conhecido trabalho de perícia investigativa.