Vice-Governadoria do Ceará promove encontro virtual sobre justiça restaurativa e mediação escolar

30 de setembro de 2020 - 11:52 # # # # # # #

Ascom Gabinete da Vice-Governadoria

Na manhã desta quarta-feira (30) aconteceu o Encontro Estadual de Justiça Restaurativa e Mediação Escolar. O evento virtual, promovido pela Vice-Governadoria do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), WeWorld Brasil e a Pastoral do Menor, ocorreu para um maior compartilhamento de experiências envolvendo as práticas e conexões visando uma educação para a paz. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, fez a abertura da conferência.

Izolda Cela comentou acerca do Projeto Contexto, ação que busca contribuir para o melhoramento e a qualificação do sistema educacional dos municípios como política pública. “A escola tem uma grande capilaridade e pode construir condições para dar conta da formação mais integral dos alunos, para que a gente possa ter pessoas competentes e que possam contribuir para uma sociedade melhor. O Projeto Contexto chega para ajudar as escolas nesse sentido, com aqueles conteúdos, como a temática de gênero, que são importantes para a construção de relações mais saudáveis”, disse.

A Pastoral do Menor e a WeWorld Brasil, algumas das organizações responsáveis pela execução do Projeto Contexto, foram representadas por Maria Aurilene Moreira Vidal. A assistente social e integrante da Plataforma Educação Marco Zero trouxe algumas de suas experiências acerca da implementação de círculos de paz e mediação em certas escolas.

Um dos casos citados aconteceu no município de Trairi, no litoral do estado. “Capacitamos em Trairi cerca de 130 pessoas com mediação e justiça restaurativa. Participaram dos cursos não só membros das escolas, mas também pais e integrantes do Conselho Tutelar. É importante que toda a escola seja envolvida pelo desejo de ser e fazer diferente. É o grande diferencial desse projeto”, finalizou.

Fórum Estadual de Mediação

Na última terça-feira (29), a Vice-Governadoria também realizou mais uma edição do Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. O encontro contou com a palestra da doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Cristiane Holanda, que falou sobre competências socioemocionais.

O Fórum atua como parceiro do pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

As instituições que desejam participar do Fórum devem entrar em contato com a coordenação de mediação da Vice-Governadoria pelo telefone (85) 3459.6116.