ESP promove Semana da Infância e do Agente Comunitário de Saúde

5 de outubro de 2020 - 15:53 # # # # #

Daniel Araújo - Texto
Júlio Lopes - Arte

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, entre os dias 6 e 9 de outubro, a Semana da Infância e do Agente Comunitário de Saúde (ACS). A iniciativa contará com uma série de webconferências desenvolvidas pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE.

A primeira live acontece no dia 6 com o tema “O Agente comunitário de saúde como agente de transformação na comunidade e no cenário da infância”. A webconferência será transmitida ao vivo pelo canal no youtube da ESP a partir das 14h.

Participam do encontro a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; o diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti, e as supervisoras pedagógicas do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde da ESP/CE, Márcia Araújo e Regina Macambira.

De acordo com a coordenadora do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil da ESP/CE, Adriana Dall’Olio, a semana busca visibilizar e reconhecer a importância do agente comunitário como profissional de referência na atenção, no cuidado e no acompanhamento às crianças cearenses. “Esse é um evento de comemoração, mas, sobretudo, de reconhecimento do papel do agente junto à primeira infância”, afirma.

Qualificação

Realizado pela ESP/CE em parceria com o Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, o Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil capacitou, entre 2017 e 2019, 12.895 profissionais de saúde. A formação contou com a presença de agentes comunitários de saúde, profissionais de Assistência Social, da Educação e de Unidades Básicas de Saúde dos 184 municípios cearenses.

Confira a agenda de webconferências:

O ACS como agente de transformação na comunidade e no cenário da infância

Quando: terça-feira (6)
Horário: 14h
Convidados: Onélia Santana – Primeira-dama do Ceará; Caio Cavalcanti, diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE; Márcia Araújo e Regina Macambira, supervisoras pedagógicas do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde da ESP/CE;

Investimento na Primeira Infância e Fortalecimento de vínculos na comunidade

Quando: 7 de outubro
Horário: 14 horas
Convidados: Dagmar Soares, assessora do Programa Mais Infância Ceará; Maria Benildes Uchôa de Araújo, coordenadora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN); Adriana Dall’Olio, psicóloga e coordenadora do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil da ESP/CE;

Promovendo a Saúde da Criança em tempos de Pandemia

Quando: 8 de outubro
Horário: 14 horas
Convidados: Tati Andrade, especialista em Programa do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância); / Carla Weyne , idealizadora do Projeto Belas Palavras; Adriana Dall’Olio, psicóloga e coordenadora do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil da ESP/CE.

Intervenções aos pais e comunidade: fortalecendo vínculos na infância

Quando: 9 de outubro
Horário: 14 horas
Convidados: Tâmara Bezerra, escritora e contadora de histórias; Márcia Machado, professora do Departamento de Saúde Coletiva/UFC e cientista-chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Luzia Lafitte, diretora do Instituto Infância (IFAN); Camila Machado, supervisora do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil da ESP/CE.

 

Ouça:

A coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Infantil da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Adriana DallOlio, falou sobre o objetivo da ação, cujo papel é o reconhecimento ao Agente Comunitário de Saúde.