Projeto Diretor de Turma completa 12 anos de contribuições para a educação cearense

5 de outubro de 2020 - 15:54 # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Tiago Stille - Foto

O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), adotado em 2008 pela Secretaria da Educação (Seduc), tornou-se uma das principais políticas para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A ação será amplamente discutida na programação desta semana da Conexão Seduc.

Na terça-feira (6), às 16 horas, a webinar “PPDT: 12 anos de contribuições para a educação cearense” abordará os caminhos percorridos pelo Projeto, desde a implementação até os dias de hoje. O encontro virtual será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc no Youtube e contará com a mediação do secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes. Participarão como palestrantes a vice-governadora Izolda Cela, que era secretária da Educação à época da implantação do Projeto, e a professora Haidé Eunice Leite, ex-consultora do PPDT, que trouxe a referência de Portugal para auxiliar na introdução da ideia no Ceará.

Também participarão, como convidadas, a professora Ana Kelvia Farias, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França, localizada em Bela Cruz, e a aluna Maria Naely Almeida, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Prudêncio de Pinho, em Poranga.

Rogers Mendes lembra que a iniciativa propõe uma revisão da organização pedagógica da escola, à medida que desmassifica o ensino. “O professor se relaciona com seus estudantes enquanto pessoas que têm uma história de vida que precisa ser conhecida e respeitada. A humanização do ensino é, talvez, o grande legado do Professor Diretor de Turma”, pontua.

A coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Seduc, Iane Nobre, avalia que o Projeto trouxe a concepção de que era preciso trabalhar além do aspecto cognitivo dos estudantes, incentivando também o desenvolvimento socioemocional e a formação para a cidadania.

“Os professores passaram a focar na personalização do trato com os alunos, ajudando cada um em suas dificuldades. O Projeto já chegou criando uma perspectiva positiva e foi melhorando cada vez mais, sendo hoje nossa ação com maior capilaridade. Temos certeza do sucesso dele quando observamos o quanto se tornou necessário dentro da política educacional cearense”, ressalta.

A transmissão contará, ainda, com uma homenagem à professora Maria Luiza Chaves, ex-secretária da Educação, falecida em 6 de outubro de 2015, que foi uma das principais incentivadoras para a implementação do Projeto Diretor de Turma no Ceará.

O tema voltará a ser debatido na quarta-feira (7), a partir das 9 horas, com os colóquios temáticos “Partilhando saberes e polinizando experiências”. Ao todo, mais de 6 mil professores e coordenadores que estão diretamente envolvidos com o Diretor de Turma nas escolas participarão do encontro, divididos em 28 salas. Serão apresentadas 84 experiências desenvolvidas no âmbito do programa, incluindo estratégias de busca ativa e de desenvolvimento do ensino remoto durante o período de distanciamento social.

Na quinta-feira (8), será a vez da webinar “O PPDT e as competências socioemocionais: cuidar de quem cuida”. O evento será mediado pela coordenadora estadual do Projeto Professor Diretor de Turma, Ceiça Alexandre. A professora Danila Di Pietro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será palestrante, e os professores Arquimedes Marques (EEEP Manoel Mano – Crateús) e Lucas Roberto do Nascimento (EEM Prefeito Dário Campos Feijó – Martinópole), serão os convidados da mesa.