Dia das Crianças: ações sociais fortalecem vínculo entre as Forças de Segurança e a sociedade

12 de outubro de 2023 - 12:02 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Doação de brinquedos, dinâmicas e guloseimas são os ingredientes de uma receita que faz as crianças mais felizes. Com esse intuito, que é uma forma humanizada de fortalecer o contato com a sociedade, as Forças de Segurança do Ceará realizam, nesta quinta-feira (12), ações e programações especiais, em alusão ao Dia das Crianças.

Nos bairros Cristo Redentor e Pirambu, ambos situados na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) realiza a entrega de brinquedos e guloseimas para as crianças que moram na região. Cerca de 800 crianças são esperadas no evento, que é organizado há 20 anos por um inspetor da PC-CE. Devido à tradição, a agenda foi abraçada por outros colegas do servidor e comerciantes, que fazem doações e auxiliam na organização. Além de receber os brinquedos, as crianças da região também terão a oportunidade de se divertir com dinâmicas e com um pula-pula.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) está com as portas do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), ambos em Fortaleza, além dos quartéis da PMCE nas cidades de Maracanaú, Tianguá, Itapipoca, Iguatu e Quixadá abertas para o público infantil. Os responsáveis devem fazer a inscrição por meio de um link e fazer a doação de um quilo de alimento não perecível.

Na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), uma campanha permanente tem feito a diferença no atendimento humanizado às crianças em situação de vulnerabilidade. O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca/Pefoce) recebe doações por meio do projeto “Brinquedos que Cuidam”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar brinquedos que são entregues às vítimas após o término do atendimento pericial, para que as crianças se sintam acolhidas em um espaço lúdico, com livros, personagens e outros materiais do universo infantil.

Os interessados podem fazer as entregas na sede da Pefoce, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, ou nos núcleos de Sobral, Juazeiro do Norte, Russas, Canindé, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Quixeramobim e Tauá. Os detalhes podem ser repassados por meio do telefone (85) 3101.5049.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças foi criado em 1924, por meio do decreto presidencial 4.867/1924, com o nome “Dia de Festa da Criança”. A data só se tornou popular em 1960, quando uma marca de brinquedos criou uma campanha publicitária para aumentar suas vendas.