HRC retoma cirurgias de Traumatologia e Ortopedia de menor complexidade

8 de outubro de 2020 - 17:36 # # # # # #

Raquel Oliveira - Ascom HRC - Texto
Fabio dos Santos - Arte Gráfica

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, retomou as cirurgias nas áreas de Traumatologia e Ortopedia de menor complexidade. O reparo feito em um dos arcos cirúrgicos da unidade permitiu o retorno das operações. Com o aparelho em funcionamento, 35 pacientes foram submetidas a procedimentos no HRC entre os dias 3 e 7 de outubro.

As cirurgias consideradas de urgência e de alta complexidade continuam acontecendo de forma regular. Referência no atendimento de trauma e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o HRC conta com um parque tecnológico moderno, composto por tomógrafo, ressonância magnética, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia, broncoscopia, colonoscopia, entre outros aparelhos importantes para a realização de exames diversos.

A equipe do HRC atende pacientes vindos de 45 municípios da Região do Cariri. De janeiro a setembro deste ano, 2.031 pessoas deram entrada na emergência da unidade e 519.120 exames foram realizados.

Investimento em tecnologia

Para aprimorar os serviços de saúde prestados pelas unidades da rede estadual, A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) planeja modernizar a infraestrutura dos hospitais localizados em Fortaleza e no interior, a exemplo do HRC, do Hospital Regional Norte (HRN) e do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). Nas próximas semanas, o Hospital Regional do Cariri receberá um novo arco cirúrgico, o que permitirá a ampliação do atendimento.

“Esta ação faz parte do plano estratégico da Sesa para atender a rede. Nós estamos fazendo um levantamento dos equipamentos necessários para fazer a renovação do parque tecnológico de todos os hospitais da Sesa. Essa estruturação é fundamental para que não haja interrupções no atendimento à população”, ressaltou o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr Cabeto).