CBMCE firma parceria com plano de saúde para revitalizar postos de guarda-vidas na Praia do Futuro

9 de outubro de 2020 - 17:42 # # #

Ascom CBMCE - Texto e Fotos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulgou, na manhã desta sexta-feira (9), detalhes do projeto de revitalização e ampliação dos postos de guarda-vidas (PGVs) localizados na Praia do Futuro – na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa, na sede do Quartel Central do CBMCE, e contou com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do comandante geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Holanda.

Por meio da iniciativa entre o Corpo de Bombeiros e Unimed, que deverá ser concluída em janeiro de 2021, a Praia do Futuro passará a contar com 11 postos de observação que serão distribuídos ao longo da orla. Conforme secretário da SSPDS, Sandro Caron, a instalação das torres é fundamental para alinhar o profissional qualificado com o que há de mais moderno em termos de equipamentos.

“O nosso objetivo principal é a proteção da vida. Essas torres foram projetadas dentro de uma alta tecnologia, que permitirá que os nossos bombeiros guarda-vidas tenham uma melhor visualização de situações de risco, bem como uma melhor condição de trabalho. Com isso, eles poderão agir de forma preventiva, evitando assim afogamentos ou se deslocando de maneira mais rápida até o fato. Dessa forma, a parceria garantirá um atendimento ainda mais completo e com excelência por parte da corporação”, destacou ele.

Para o comandante geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Holanda, a chegada dessas torres marcam um diferencial na qualidade do serviço prestado ao cidadão cearense pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Ele ressaltou a importância da parceria com a Unimed e sobre a chegada de novos equipamentos que são mais um ganho para auxiliar no trabalho dos profissionais de salvamento.

“O intuito dessa parceria é promover mais segurança e proteção aos banhistas que frequentam a Praia do Futuro. O grande vencedor de uma cooperação entre setores públicos e privados é a sociedade. A união entre as novas torres com os novos equipamentos colocará o Corpo de Bombeiros em uma função diferenciada. A Praia do Futuro é um cartão postal da nossa cidade e essa região precisa ser resguardada. Com isso, o cearense e o turista que chega para nos visitar terá o melhor para se divertir com mais segurança e tranquilidade”, frisou ele.

O diretor comercial da Unimed Fortaleza, João Borges, falou sobre a importância da união entre os setores. Ele destacou que projetos como esses interagem diretamente com a missão, com os valores e com o posicionamento da Unimed Fortaleza, cujo centro de todas as suas ações é o bem-estar das pessoas. “Fazemos questão de apoiar essas iniciativas e de estar ao lado de instituições de respeito e com um trabalho social irretocável, como é o Corpo de Bombeiros”, destaca.

Inspiração de modernidade e estilo

Tendo como referência as torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida, litoral sul dos Estados Unidos, os PGVs da Praia do Futuro foram pensados de forma a dialogar com a paisagem urbana da orla de Fortaleza. Com um design arrojado e estética moderna, os postos terão uma estrutura em formato triangular, possibilitando uma fácil identificação visual por parte dos banhistas e frequentadores da praia e uma visão mais ampla por parte dos profissionais do Corpo de Bombeiros.

A estrutura vai permitir um melhor monitoramento para os salva-vidas que atuam em uma das praias mais frequentadas de Fortaleza. A estrutura oferece abrigo do sol, vento e chuva, dando uma melhor condição de trabalho e ajudando para uma resposta mais eficiente nos salvamentos. Um dos diferenciais dos novos postos é serem construídos com materiais sustentáveis, como a madeira e a telha ecológica, gerando baixo impacto ao meio ambiente.

Cronograma

A fase 1 do projeto, que contempla a mobilização das equipes e abertura do canteiro de obra, será finalizada no dia 12 de outubro. Já a segunda fase de montagem do primeiro lote de guaritas salva-vidas será iniciado na próxima terça-feira (13). As obras devem ser concluídas em 90 dias, com previsão de entrega do último posto no dia 3 de janeiro de 2021. Os prazos podem sofrer alterações devido a eventuais ajustes no projeto, bem como em decorrência da pandemia da Covid-19.

Leia Mais

Praias do Ceará ganham mais segurança com entrega de equipamentos para o CBMCE

 

Ouça:

Localizado na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, a estrutura vai contar com postos de observação de guarda-vidas distribuídos ao longo da orla, como explica o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Holanda.

O coronel Luís Eduardo Holanda falou sobre os benefícios que vão ser gerados com as novas estruturas e destacou outros investimentos.