Fiéis escudeiros, os mascotes da Cagece “Pingo” e “Gota d’água” completam 20 anos de criação

9 de outubro de 2020 - 10:35 # # # # # #

Ascom Cagece

“Escute aqui gente boa, me desculpe interromper, se o seu dinheiro tem valor, ouça o que vamos dizer. Hoje em dia em pingo d’água já tem gente dando nó, você não acha muita água pra uma pessoa só? Pois então não desperdice, por favor não guarde mágoa, poupe logo o seu dinheiro economizando água”.

Esse foi o jingle da campanha de Combate ao Desperdício de Água, lançada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no início dos anos 2000, quando o estado enfrentava uma forte escassez hídrica e a companhia registrava elevados índice de desperdício de água por parte da população. Com a meta de reduzir em 20% o consumo de água na capital Fortaleza, a Cagece apostou na veiculação da campanha e criação dos personagens Pingo e Gota d’água como mascotes. Em 2020, os bonecos completam 20 anos.

Com o slogan “Água. Quem desperdiça paga mais”, a campanha foi uma das ações estratégicas da Cagece para orientar a população sobre o uso responsável da água para conter o desperdício. A ideia de criação do “Pingo e Gota em o Esquadrão contra o Desperdício”, como mensageiros da Cagece, foi sugerida pela jornalista Fátima Meirelles, assessora de Comunicação da companhia à época, hoje empregada aposentada.

”A ideia de criação dos bonecos foi levar a Cagece às escolas e incentivar o público estudantil a economizar água. Foi uma ação muito importante. Na época, levamos os bonecos para toda rede pública e particular de ensino de Fortaleza e Região Metropolitana. Por meio do programa Cagece nas Escolas, tínhamos o objetivo de passar para alunos de todos os níveis escolares a noção da economia de água”, informa Fátima Meirelles.

Além das escolas, os bonecos também estavam presentes no rádio, na TV, nos jornais, em outdoor e, ainda, por meio do programa “Cagece em Ação”, em palestras realizadas em indústrias, feiras e praças.

Os primeiros bonecos Pingo e Gota tinham estilo caipira, que lembravam o rei do baião, Luiz Gonzaga, e ganharam vida nos figurinos desenhados pelo ator e teatrólogo cearense, Carri Costa, com orientação de Fátima Meirelles. Ao longo do tempo, o estilo dos bonecos foi sendo reformulado até chegar à versão atual. Com a pandemia do coronavírus, a realização de eventos internos ou externos está suspensa e a atuação dos bonecos também.

De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, a participação dos bonecos nos eventos é importante porque gera encantamento. “Os mascotes Pingo e Gota d’água, apesar de não usarem comunicação verbal, animam o público e despertam em crianças e adultos o cuidado que todos temos que ter com a água, além de ganharem as redes sociais com diversas fotos publicadas por admiradores nos eventos”, disse.

Teatrinho de bonecos

Para alcançar o público infantil e passar a mensagem de forma educativa, também foram criados os bonecos Pingo e Gota em miniatura, que ganharam notoriedade no Teatrinho de Bonecos da Cagece nas apresentações que realizam em diversos locais. Os personagens, em formato de fantoches, ensinam a criançada de forma lúdica como economizar água, orientando a fechar a torneira enquanto escova os dentes, deixar o chuveiro fechado enquanto passa o shampoo no cabelo, entre outras ações.

A esquete teatral ganhou também o personagem Gastão, que representa o morador que não tem consciência da importância de economizar água e sua responsabilidade nessa tarefa. Pingo e Gota em o “Esquadrão contra o Desperdício” também ganhou versões em vídeo e uma cartilha no estilo revista em quadrinhos. As marionetes foram idealizadas pela assistente social Edenia Uchoa, atual gerente de Desenvolvimento Empresarial da Cagece.

A peça interativa desperta o interesse das crianças em participar da tropa do Esquadrão e levar o conhecimento para os pais, disseminando a cultura da economia de água.