Área do antigo IPPOO dará lugar a parque urbano

14 de outubro de 2020 - 10:18 # # # # # # # # # # #

Ascom SOP

Início do certame licitatório está marcado para 6 de novembro

Trinta mil metros quadrados (m²) de área para convivência em comunidade. Este é o ponto de partida da construção de um parque urbano no Itaperi, na área do antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), em Fortaleza. A estrutura da unidade prisional, desativada em 2013, será demolida para dar lugar a um equipamento que integrará areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, biblioteca comunitária, anfiteatro, rampa de skate, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e quiosques.

“Vamos fazer um parque com todas as atividades de lazer. Além do lazer ativo, com quadra poliesportiva, areninha, parquinho, a gente pensou em implantar uma biblioteca para o lazer passivo. E a biblioteca está associada ao anfiteatro, que vai funcionar como um elemento complementar às atividades da biblioteca”, explica Denise Sá Barreto, arquiteta da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O projeto, que entra em certame licitatório a partir do dia 6 de novembro, será executado através da SOP. O novo espaço pretende ser um convite ao convívio social e à prática de atividades físicas e culturais.

Localizado na Avenida Bernardo Manuel, o novo parque urbano incluirá também intervenções de urbanização do entorno, que passará por serviços de pavimentação, garantindo acessibilidade aos frequentadores e a revitalização da área como um todo. As intervenções mudarão o aspecto, especialmente, da rua Holanda.

“Com a requalificação já estamos prevendo a ampliação da via, para ter duas faixas independentes, justamente porque ela também vai dar acesso ao futuro Hospital Universitário que será construído no terreno da Uece”, detalha Denise Sá Barreto.

 

Ouça:

A arquiteta da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Denise Sá Barreto, fala sobre a estrutura que vai ser ofertada com vistas às práticas ativas e passivas de lazer.

A arquiteta Denise Sá Barreto, destaca mudanças na infraestrutura dos entornos do novo equipamento, além da importância da biblioteca no espaço, para simbolizar libertação.