Ceará é o estado que mais cresce em atividades turísticas no País

14 de outubro de 2020 - 15:31 # # # # # #

Yanna Guimaraes - Ascom Setur - Texto
Ariel Gomes - Foto

Índice chegou a 85% em agosto segundo dados do IBGE

O Ceará registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas do País no mês de agosto. Com aumento de 85% em relação a julho, o Estado teve quase o dobro do crescimento do segundo lugar da lista, a Bahia, que chegou aos 48%. Apesar do crescimento, o ano de 2020 ainda acumula queda de 44%, decorrente da pandemia da Covid19. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice do Ceará também foi bem superior ao da média do Brasil, que chegou a 19% se comparado a julho deste ano. Todos os estados pesquisados registraram aumento: Goiás (47%), Paraná (28%), Distrito Federal (25%), Minas Gerais (22,9%), Rio Grande do Sul (20%), Santa Catarina (16,3%), Espírito Santo (15,9%), São Paulo (15,8%), Rio de Janeiro (15%) e Pernambuco (12,7%).

“Estamos no início da retomada e esse número mostra nossa capacidade e força no setor de turismo. Vamos continuar trabalhando para voltarmos ao patamar que a gente estava antes da pandemia”, aponta o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Ele acrescenta que uma nova campanha promocional está sendo feita para impulsionar a promoção do Estado.

Responsabilidade

O secretário ressalta que todo o trabalho está sendo feito de forma cautelosa, respeitando as regras estabelecidas pelos protocolos do Governo do Ceará. “Não podemos retroceder e por isso é importante que tudo seja feito de forma segura”, destaca.

Na semana passada, o Ceará recebeu o selo de segurança global ‘Safe Travels’ do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês). A certificação foi concedida após a Secretaria do Turismo do Ceará apresentar ao órgão os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado. O selo tem como objetivo garantir a saúde dos viajantes e impulsionar a retomada do turismo no mundo.