HGCC produz podcast com dicas e orientações para pais

15 de outubro de 2020 - 11:14 # # # # # #

Wescley Jorge - Texto
Thiago Freitas - Arte gráfica

Mães e pais de recém-nascidos internados no Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, recebem, a cada quinze dias, o podcast Entrelaços. Realizada por residentes multiprofissionais, a produção aborda temas relacionados à Neonatologia, como aleitamento materno, trabalho da equipe multiprofissional, ambiência neonatal, entre outros assuntos sugeridos pelas famílias.

“O projeto surgiu no contexto da pandemia. Começamos a usar métodos virtuais, como o envio de fotos, vídeos e áudios. Algumas mães manifestavam dúvidas acerca da internação, amamentação, ordenha do leite, como realizar os cuidados básicos do bebê e o acompanhamento após a alta. Foi quando pensamos em levar as informações às mães por meio do podcast”, explica Cibele Ribeiro Peixoto, residente de Psicologia.

Thaís Costa dos Santos é mãe de Maria Cecília, internada na Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (Ucinco) desde o dia 1º de outubro. Para ela, receber os episódios do podcast possibilita o esclarecimento de dúvidas. “Eu achei muito legal, muito bom. Escuto aqui em casa. Os áudios tiram minhas dúvidas, principalmente sobre os equipamentos do hospital. Fiquei por dentro dos detalhes”, ressalta.

Além de estar disponível em plataformas de áudio, o podcast também é enviado aos pais por aplicativo de troca de mensagens. O conteúdo é uma forma de apoiar e aproximar as famílias dos filhos durante o tempo em que os bebês estão internados. Nesta sexta-feira (16), a produção chega ao quarto episódio, abordando o tema triagem neonatal, que engloba os testes da orelhinha, do pezinho, do coraçãozinho, da linguinha e do olhinho – todos realizados no HGCC.

As três primeiras edições destacaram, respectivamente, aleitamento materno e doação de leite, estrutura Neonatal do HGCC e equipe multiprofissional. Os residentes multiprofissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia atuam na realização do podcast, que tem, no máximo, 12 minutos de duração. A depender do tema, especialistas também são convidados para conceder entrevistas.

Confira as três edições anteriores do podcast Entrelaços

Episódio 1 – Agosto Dourado (Aleitamento Materno)

Episódio 2 – Ambiência das Unidades Neonatais

Episódio 3 – Atuação da Equipe Multiprofissional nas Unidades Neonatais