Outubro Rosa: Polícia Civil realiza oficinas educativas sobre prevenção ao câncer de mama

15 de outubro de 2020 - 09:55 # # # #

Ascom SSPDS

O Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, na última terça-feira (13), oficinas e atividades educativas ligadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. O encontro, em alusão ao Outubro Rosa, contou com diversos profissionais de saúde, bem como as servidoras e colaboradoras da instituição. O evento aconteceu no pátio da Superintendência da Polícia Civil, em Fortaleza.

A ação disponibilizou diversos tipos de atendimentos especializados com médico, nutricionista, psicólogos, assistentes sociais, educador físico, fisioterapeutas, além de uma palestra educativa. O momento também foi propício para esclarecer a importância do autocuidado e o diagnóstico precoce para se combater o câncer de mama. As servidoras e colaboradoras lotadas na Polícia Civil foram orientadas a não se descuidar da saúde, mesmo que a rotina não as permitem realizar exames periodicamente.

Para a diretora do Damps, Sônia Amaral, é importante abordar assuntos que envolvem a saúde do profissional de segurança pública com campanhas informativas e preventivas como o “Outubro Rosa”. Ela informa que muitas pessoas não têm o cuidado adequado com o câncer de mama, que é uma doença tratável e curável, desde que seja descoberto em uma fase inicial. “Procuramos sensibilizar as servidoras para que elas comecem fazer seus exames sistematicamente, e os policiais civis para que eles funcionem como agentes multiplicadores de informações para seus familiares”, pontuou

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos. De acordo com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), se diagnosticado no início, há 95% de chance de cura com o tratamento apropriado. Apesar de as campanhas serem encabeçadas por diversos setores/órgãos públicos e privados, no Brasil, somente neste ano, cerca de 60 mil novos casos foram diagnosticados, segundo divulgou o Instituto Nacional de Câncer (Inca), sendo 2.200 novos casos no Ceará.