Governo do Ceará entrega 200 títulos de propriedades rurais em Iracema

16 de outubro de 2020 - 16:41 # # # #

André Gurjão - Ascom SDA - Texto
Erivelton Celedônio - Foto

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realizaram a entrega de títulos de propriedade rural, na manhã desta sexta-feira (16), em Iracema. A solenidade foi realizada com público reduzido e quatro beneficiários representaram os 200 agricultores familiares atendidos com a política pública no município.

“A população de Iracema agradece ao governador Camilo Santana e ao secretário De Assis Diniz por esse olhar cuidadoso com as pessoas do campo”, agradeceu o prefeito municipal Zé Juarez. “É notório que, na região Nordeste, ainda persiste a insegurança jurídica dos imóveis rurais e um programa dessa dimensão que abrange todo Estado é uma importante ferramenta de atenção para os nossos agricultores e nossas agricultoras”.

“Se cada beneficiário registrar o título em cartório e acessar o Agro Amigo+, do Banco do Nordeste, Iracema contará com um investimento de R$ 2,8 milhões circulando aqui no município: melhorando a produção e alavancando o desenvolvimento”, descreveu os benefícios o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. “E, para além disso, você garante segurança jurídica e tranquilidade para as comunidades rurais na sucessão familiar”, complementou.

O Programa de Regularização Fundiária em Iracema é executado através de um convênio entre o governo federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o Idace. Além da segurança jurídica e do acesso ao crédito bancário, com o papel da terra em mãos, o agricultor familiar também garante acesso à assistência técnica, facilita a aposentadoria rural e acessa políticas públicas federais e estaduais.