Governo do Ceará inicia construção da barragem Melancia, em São Luís do Curu

16 de outubro de 2020 - 11:28 # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto
SRH - Fotos

A obra vai contribuir com o desenvolvimento hídrico da região

O Governo do Ceará, através da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), iniciou a construção da barragem Melancia, localizada no município de São Luís do Curu, na região do Vale do Curu. A obra, que se encontra com 8% de execução, vai garantir o abastecimento hídrico da sede municipal e de localidades próximas.

A barragem Melancia terá capacidade de acumulação de 27,36 milhões de metros cúbicos(m³), vazão suficiente para preencher o vazio hídrico existente contribuindo com o desenvolvimento hídrico da região.

A obra, orçada em R$ 15.451.133,18, é executada pela Sohidra com supervisão da SRH.

Segundo o diretor de águas superficiais da Sohidra, Antônio Lucena, a obra já se encontra com a confecção das primeiras camadas de solo no preenchimento da fundação. “Já caracterizamos todo o material que será utilizado na construção da barragem Melancia , assim como todo o material para a confecção do aterro, que se encontra dentro da própria bacia hidráulica da barragem. 90 % da fundação já foi escavada e previsão é que a obra seja concluída no final do ano de 2021”.

Na análise do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, Daniel Gomes, o açude é uma conquista para a comunidade local, que defendia a construção do reservatório há aproximadamente 50 anos. “Foi uma satisfação enorme presenciar a concretização de um sonho antigo de pessoas e comunidades daquela região. A construção do reservatório é “um símbolo da persistência de pessoas que lutaram para ver, de fato, o Açude Melancia construído e oportunizando acesso à água para abastecimento humano e sobretudo para o desenvolvimento econômico a São Luís do Curu e a região do Vale do Curu”, afirma.