Conectados com a natureza, cearenses celebraram #umdianoparque

19 de outubro de 2020 - 10:37 # # # # # # # # #

Ascom Sema

Neste domingo (18), nas várias Unidades de Conservação (UC) estaduais, em todo o Ceará, fossem ouvindo o canto dos pássaros, observando o verde da floresta, ou caminhando em uma trilha, muitas pessoas se conectaram com a natureza. Sempre respeitando todos os critérios e protocolos sanitários estabelecidos em decreto vigente, neste momento de pandemia de Coronavirus, aconteceu a terceira edição da campanha Um Dia No Parque (UDNP), que busca mostrar que as UCs, além de proteger a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes.

“Nada melhor do que celebrar esse dia praticando atividade física ao ar livre, conectados com a natureza”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, quando da inauguração de mais uma academia ao ar livre, em uma UC estadual. “Nesta manhã estamos inaugurando o terceiro espaço que a Unimed Ceará faz em parceria conosco, primeiro foi no Cocó- Padre Antônio Tomaz, depois no Sítio Curió e agora, essa aqui, na Área Adahil Barreto”, explicou. “Um equipamento que certamente será muito útil para a população de Fortaleza”, afirmou.

A aposentada Sílvia Maria Pinheiro de Oliveira estava impaciente e queria usar os aparelhos, antes mesmo do ato inaugural. Ela parabenizou o estado pela iniciativa, disse que costuma caminhar e gosta de fazer exercícios. “Ao ar livre vai ser muito melhor”, declarou. Para o gestor da UC, Paulo Lira, o Cocó se consolida cada vez mais como uma área de lazer e entretenimento e esportiva. “E a nova academia só vem reforçar isso”, disse. A academia pode ser usada pelo público mais jovem, o pessoal da terceira idade e por pessoas com deficiência ou PcD.

Segundo o diretor da Unimed Ceará, Francisco Barroso Bastos, a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) começou em 2005. “É a nossa terceira inauguração em uma UC e o dia não poderia ser melhor, quando comemoramos o Dia do Médico”, disse. Para Mirna Maria Siebra, o dia não poderia ter sido melhor também, pela inauguração da academia e principalmente pelo “Um Dia no Parque”. Pela primeira vez ela da filhinha de dois anos, foram a uma área verde em Fortaleza. “Fiquei impressionada por verificar o quanto é grande e bonito o Parque Adahil Barreto”, afirmou.

#UmDianoParque

O UDNP é promovido no Brasil pela Coalizão Pró UCs, teve início em 2018 e conta com a adesão da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA). Para a coordenadora da Cobio/SEMA, Doris Santos a edição 2020 do UDNP veio para ficar e confirma o quanto a natureza é importante. “A campanha no Ceará foi exitosa, o tema ‘Qual é a sua conexão com a natureza?’ realmente conectou pessoas, tanto nas áreas protegidas, como nas redes sociais”, disse. “Foi um sucesso,e isso devido principalmente, ao engajamento das equipes gestoras das nossas UCs e as ações por elas programadas”, encerra.

No Ceará, aconteceram atividades em seis UCs estaduais: no Parque Estadual do Cocó, Parque Estadual Botânico do Ceará, Floresta do Curió, onde as atividades do Um Dia no Parque foram associadas às ações do programa Viva o Parque. Nas Áreas de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e da Bica do Ipu, além da Estação Ecológica do Pecém, e no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato.