Projeto de Peixamento atinge 594 mil alevinos entregues nesta semana

20 de outubro de 2020 - 16:16 # # # #

André Gurjão - Ascom SDA - Texto
Erivelton Celedônio - Foto

Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021 chega a quatro municípios do Centro Sul e em Quixadá nesta semana. A ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário realiza a entrega de 40 mil alevinos de tilápia em Icó e em Catarina na próxima quarta-feira (21); 20 mil em Baixio e 40 mil em Orós, na quinta-feira (22); e 90 mil em Quixadá, na sexta-feira (23). A terceira semana de entregas completa 594 mil alevinos entregues pelo Governo do Ceará.

Até o início do primeiro semestre do próximo ano, o Projeto de Peixamento promove a entrega 5,22 milhões de alevinos de tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce e beneficia cerca de 60 mil famílias que moram no entorno de mil barragens e açudes públicos. O investimento do Estado é de R$ 538.082,19 e a estimativa é que o projeto gere uma produção de 1,1 toneladas de peixe por ano.

“O compromisso do governador é, mesmo num período dramático de pandemia, assegurar segurança alimentar e renda para os mais humildes”, frisa Antônio Nei de Sousa, secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário. Segundo Antônio Nei, a previsão é que o investimento público gere uma produção de mais de 1,1 mil toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais em benefício dos pescadores artesanais.

Para participar do programa, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores podem fazer o pedido do Programa de Peixamento através de solicitação junto a SDA. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.