Dragão do Mar abre inscrições para seminário sobre Imaginação e Memória na Arte Contemporânea a partir desta quinta-feira (22)

21 de outubro de 2020 - 13:15 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Arquivo Pessoal e Emaoella Callou - Fotos

Serão 15 vagas em evento fechado ministrado pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes

De 22 a 25 de outubro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, através do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea (LAC), abrirá inscrições para o “Seminário de Pesquisa: Imaginação e Memória na Arte Contemporânea”, ministrado pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, de 9 a 13 de novembro, das 19h às 21h30, em sala virtual reservada para os inscritos. O seminário apresentará um breve panorama da imaginação e da memória na arte contemporânea a partir de teorias, exposições, obras e artistas, que discutem a política, o afeto, a vida, a voz, o arquivo e o corpo. Interessados devem efetuar a inscrição no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou no formulário on-line bit.ly/imaginacaoememoria, que será limitada a 15 vagas.

A ocupação das vagas ficará sujeita a seleção conforme perfil profissional e indicação de interesse dos candidatos. A seleção dos candidatos levará ainda em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita, a fim de compor uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais. O resultado final dos inscritos será divulgado no dia 02 de novembro, no site do Dragão e nos canais do MAC Dragão. Os inscritos selecionados terão direito a certificado, mediante comprovação de presença nos encontros.

Totalizando 15 horas-aula, o Seminário será realizado em cinco encontros diários on-line, onde serão abordados os temas: “Introdução à Imaginação e à Memória”, “Política e Afeto”, “Vida e Imaginação”, “Voz e Arquivo” e “Corpo e Memória”, respectivamente. Após as reuniões virtuais, um encontro aberto ao público será transmitido ao vivo no canal do Dragão do Mar no Youtube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), em data a ser posteriormente divulgada.

Sobre os participantes:

Lucas Dilacerda é artista e filósofo. Graduado e Mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) e do Laboratório de Artes Visuais do Porto. É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC) e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA). É membro do Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, integra o Conselho Educacional do Lux Espaço de Arte e coordena o Grupo de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (GEEFA). Pesquisa nas áreas de Arte e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Estética, Filosofia da Arte, Cinema, Tempo, Imaginação, Corpo, Afeto, Vida e Arte Contemporânea. Foi curador das exposições “Soterramento”, “Arre_mate” e “Ant_Corpo”. Participou de diversas exposições e foi vencedor do 70º Salão de Abril.

Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrando em Artes na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC), onde pesquisa relações entre álbum de família, arquivo e sexualidade. Participou da equipe de criação de vídeos para a instalação “Transition and Apocalypse” (2019), de Jota Mombaça (Festival The Present Is Not Enough – Performing Queer Histories and Futures / HAU Berlim), “Pequenos Trabalhos Não São Trabahos Pequenos” (2019), “Território Somos Nós” (2019) com curadoria de Clébson Óscar, “Corpos Furiosos – Mostra Trovoa” (2019 – produção) com curadoria das Terroristas del Amor, “Soterramento” (2018) com curadoria de Lucas Dilacerda. Foi arte-educador no Museu da Indústria e no Museu da Fotografia Fortaleza. Em seus processos criativos, caminha entre bordado, desenho e instalação a partir de arquivos familiares.

Serviço:

Abertura das Inscrições para o Seminário de Pesquisa “Imaginação e Memória na Arte Contemporânea”

Inscrições

Período: De 22 a 25 de outubro

Local das Inscrições: site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou no formulário on-line bit.ly/imaginacaoememoria

Vagas: 15

Curso

Período: 9 a 13 de novembro de 2020

Local: encontros fechados em plataforma virtual

Horário: das 19h às 21h30