Ciopaer e CBMCE atuam no combate a incêndio em uma área florestal na Região Norte

22 de outubro de 2020 - 17:32 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi acionada, na manhã desta quinta-feira (22), para dar apoio a uma operação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A ação tem o intuito de combater a um incêndio que ocorre em área florestal, na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Um método de controle ao fogo conhecido como “Bambi Bucket” foi utilizado na ação.

De acordo com os bombeiros, desde a última segunda-feira (19), o incêndio que acontece no Distrito de Taperuaba vem sendo combatido por guarnições da 1ª Companhia do 3° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Sobral e da 2° Companhia do 3° BBM da cidade de Crateús. Ainda conforme as equipes, um helicóptero da Ciopaer foi mobilizado para dar suporte à operação por conta da proporção do incêndio, que já dura alguns dias, e também devido ao difícil acesso ao local.

O acionamento para a ocorrência se deu às 6h de hoje, quando foi empregada a Fênix 09 na missão. Os profissionais de segurança da Ciopaer utilizaram um dispositivo chamado “Bambi Bucket” durante a ação. O equipamento, que é acoplado ao helicóptero, serve como uma espécie de bolsa com capacidade para 900 litros de água e é utilizado para intensificar os jatos.

Até o final desta manhã, 32 lançamentos já haviam sido realizados, a partir da captação de água em um reservatório. O trabalho conjunto segue em andamento região, nas proximidades da Pedra da Andorinha, onde há uma Área de Preservação Ambiental (APA).