Dragão do Mar abre inscrições para apresentação cênico-performática-relacional

22 de outubro de 2020 - 10:06 # # # #

Ascom do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Com vagas limitadas, as inscrições estão abertas e devem ser feitas a partir de agendamento pelo perfil do @nucleo_performance no Instagram. A experiência, que acontecerá em trânsito entre redes sociais, integra programação da convocatória Arte em Rede.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Núcleo de Estudos da Performance, com projeto selecionado na convocatória Arte em Rede, está com inscrições abertas para a ação “A história é uma profetisa com os olhos para trás”, apresentação cênico-performática-relacional que acontecerá em trânsito entre as redes sociais, nos dias 29 a 31 de outubro e 05 a 07 de novembro de 2020. Com limite de 8 vagas por dia de apresentação, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir do inbox do @nucleo_performance no Instagram (https://www.instagram.com/nucleo_performance/).

“A história uma profetisa com os olhos para trás” é um trabalho experimental através das redes sociais. A partir de uma dramaturgia de jogo, o Núcleo de Estudos da Performance propõe a imersão do público em uma narrativa ficcional distópica. Para fazer parte dessa experiência, o interessado deve ter acesso à internet e ter os aplicativos WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger e Zoom instalados e com conta ativa.

As apresentações trazem questões acerca da sociabilidade a partir de um novo contexto relacional. Quais seriam as possibilidades de pensarmos outros modos de sociabilidade? Se presente, passado e futuro compõem uma rede, não apenas linear de relações, como o presente e o passado podem nos ajudar a compor um futuro? Há futuro? Como profetizar um futuro para poder romper com ele? Como caminhar para um rompimento real com o atual sistema de sociabilidade antes que não haja mais espaço para rompimentos? Como fabricar possíveis e bifurcar o futuro?

Segundo Juliana Rizzo, integrante do Núcleo de Estudos da Performance, “esse trabalho foi pensado como uma experiência cênica relacional, sendo centrado nessa interação com o público e no trânsito entre as mídias”.

Sobre o Arte em Rede

A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço

Abertura das inscrições para o Núcleo de Estudos da Performance
Inscrições abertas até o esgotamento das vagas
Local das Inscrições: Perfil @nucleo_performance (https://www.instagram.com/nucleo_performance/)
Vagas: 8 por dia

Apresentações da Performance
Período: 29 a 31 de outubro de 05 a 07 de novembro de 2020
Horário: 20h
Exibição: WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger e Zoom
Duração: 70 min
Acesso gratuito e livre