Obras do Governo do Ceará em Sobral passam por vistoria da Seinfra

23 de outubro de 2020 - 11:22 # # # # # #

Camila Rocha - Ascom Seinfra

Obras do Governo do Ceará em Sobral passam por vistoria da Seinfra

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, esteve, nesta quinta-feira (22) em Sobral, vistoriando obras de responsabilidade da pasta no município. Dentre os trabalhos fiscalizados, o titular da SEINFRA acompanhou a construção do Novo Aeroporto Regional de Sobral e os serviços de internalização da fiação do Centro Histórico da cidade.

A 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral, a área de 143 hectares onde ficará o novo aeroeporto recebe serviços de terraplenagem. No local, será implantada uma pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, com capacidade para receber aeronaves de porte médio. Também estão sendo construídos os acessos ao novo aeródromo, pátio de aeronaves e pista de taxiamento, além da execução de serviços complementares, como o SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio), alimentação de energia, abastecimento de água e balizamento noturno. Uma ponte, com 30 metros de extensão, será construída, sobre o Riacho Caioca. O investimento é de R$ 40.859.881,58.

“A obra de construção do novo aeroporto iniciou há dois meses e deve ficar pronta no início de 2022. Com o avanço desse serviço, vamos licitar a próxima etapa, que é a construção do terminal de passageiros. Será um equipamento fundamental para o desenvolvimento econômico não só de Sobral, como de toda a Região Norte”, afirmou o secretário.

Internalização da fiação no Centro Histórico

No Centro da cidade, o titular da SEINFRA vistoriou ainda trechos da obra de internalização de rede subterrânea no Centro Histórico de Sobral. Em parceria com o IPHAN, a Prefeitura de Sobral e a Enel Distribuição Ceará, está sendo realizada a substituição da rede aérea existente por uma nova rede de média e baixa tensão subterrânea, melhorando o aspecto visual e arquitetônico do centro histórico do município.

Por abranger os principais corredores comerciais da cidade, o Secretário também esteve na sede da CDL de Sobral, apresentando o projeto ao presidente da entidade, José Cavalcante da Ponte. “Essa primeira área, da Av. D. José, até a ‘beira do rio’, deve ser finalizada até o final do ano. Na sequência, vamos realizar o complemento do perímetro reconhecido como Centro Histórico da cidade”, explicou Lucio Gomes. O secretário estava acompanhado do deputado federal Leônidas Cristino e do coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, Tiago Brasileiro.

 

Ouça:

Para o secretário da Seinfra, Lúcio Gomes, a obra do Novo Aeroporto vai alavancar ainda mais o desenvolvimento do município. Ele fala do andamento da obra.

No Centro da cidade, Lúcio Gomes vistoriou ainda trechos da obra de internalização de rede subterrânea no Centro Histórico de Sobral, obra que acontece em parceria com o IPHAN, a Prefeitura de Sobral e a Enel Distribuição Ceará. O secretário comentou sobre os serviços que estão sendo executados.