Dragão do Mar promove conversa sobre surdez e dança, na próxima segunda-feira (26)

23 de outubro de 2020 - 16:06 # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Iniciativa integra a programação do projeto Rumos da Acessibilidade, realização do Museu da Cultura Cearense que dá protagonismo a pessoas com deficiência

Dando continuidade às ações do programa Rumos da Acessibilidade, que dá visibilidade às lutas da comunidade surda brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza na próxima segunda-feira (26) mais uma conversa ao vivo, que desta vez tratará sobre “Como surdo sente vibração e visual na dança”, a partir das 16h, no Instagram do CDMAC (instagram.com/dragaodomar). O professor de libras e educador surdo do MCC Cleyton Santos receberá o dançarino e professor surdo Maycon Marques Calasancio para um bate-papo sobre a sua trajetória na dança e os caminhos para a inclusão da comunidade surda na fruição da linguagem.

Com uma experiência que soma dez anos na área da dança e como educador em museu no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, Maycon já realizou inúmeras apresentações de performance, dança e teatro, na rua e em festivais e eventos. Na conversa, o convidado compartilhará suas experiências pessoais para falar sobre como se dá a relação de um sujeito surdo com a música.

Sobre o convidado

Maycon Marques Calasancio é surdo e negro e há 10 anos começou a dançar, começando pela dança de salão em 2010. Entrou no curso de Licenciatura em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em 2016, onde se apaixonou pelo ballet e pela dança contemporânea com libras. Além disso, trabalha com a relação entre mediação cultural e Libras, incorporando o uso do classificador como uma forma de linguagem mais acessível aos públicos ouvintes e surdos no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. Com bastante desenvoltura corporal, integra dança, atuação e o protagonismo surdo às diferentes linguagens artísticas, que já se apresentou no CCBB, no IFB e em outras instâncias culturais do DF).

Rumos da Acessibilidade

O programa Rumos da Acessibilidade é um locus de reflexão e compartilhamento de conhecimentos, trajetórias, experiências, práticas e pesquisas sobre acessibilidade com o objetivo de favorecer o acesso aos bens, serviços e produtos culturais, a partir de programações em distintos formatos (oficinas, palestras, exibição de vídeos, workshops, mostras).

Serviço:

[Projeto Rumos da Acessibilidade] LIVE “Como surdo sente vibração e visual na dança”, com Maycon Calasancio

Data: 26 de outubro

Horário: 16h

Transmissão: Instagram do Dragão do Mar (instagram.com/dragaodomar)

Acesso gratuito

Duração: 1h

Classificação etária: livre
Programação transmitida em LIBRAS (sem tradução para português)