SPS e Uece realizam aperfeiçoamento de saúde no Abrigo dos Idosos

26 de outubro de 2020 - 16:44 # # # # # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

Com 73 internos acolhidos, o Abrigo dos Idosos, equipamento administrado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), passa por um processo de capacitação técnica e aperfeiçoamento na área da saúde, com todos seus colaboradores. Inicialmente, estão sendo capacitados os enfermeiros e técnicos em enfermagem, mas a proposta é treinar todo o quadro de servidores e colaboradores da unidade.

A titular da SPS, Socorro França, observa que a capacitação permanente dos colaboradores é fundamental em toda unidade de abrigamento. Em um espaço de acolhimento de idosos, essa política é essencial, tendo em vista a manipulação de medicamentos, o cuidado diário com higiene e alimentação dessa população. “O cuidado com a capacitação e de desenvolvimento profissional e motivacional é um norte em nosso trabalho”, ressalta.

“Acolher e cuidar de pessoas na terceira idade exige cuidados específicos na dieta, na medicação, na segurança do ambiente, locomoção e apoio na realização de tarefas diárias e até na manipulação de alimentos e desejos”, explica a diretora do Abrigo dos Idosos, Quitéria Carvalho.

Com duração de 20 horas, o curso tem o apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e foi dividido em 10 aulas, sempre às sextas-feiras. “Começamos com o pessoal da linha de frente, mas nosso projeto é treinar e capacitar todos os 150 servidores e colaboradores do Abrigo”, antecipa Quitéria Carvalho.

Destinado ao acolhimento de idosos com grau de dependência para atividades de autocuidado na vida diária, em situação de vulnerabilidade social, o Abrigo dos Idosos tem capacidade de acolher e assistir 75 pessoas. A Unidade oferece atividades pedagógicas e lúdicas, fisioterapia, educação física, artes e musicoterapia, além de proteção integral e cuidados especiais para a preservação da saúde física e emocional; e reúne uma equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e fisioterapeutas, pessoal de apoio técnico e administrativo.