Especialistas do HSM dão dicas de como manter equilíbrio emocional ao longo da vida

29 de outubro de 2020 - 10:40 # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM Texto
Gabriel Caúla Arte gráfica

Como você cuida das suas emoções? Além de evitar doenças físicas, o equilíbrio emocional é necessário para viver com mais saúde e qualidade de vida. É o que afirmam os especialistas do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Governo do Estado.

O bem-estar emocional é responsável por ajudar uma pessoa a manter o foco em seus desejos e encarar os problemas do cotidiano sem perder a racionalidade ou se desesperar diante das adversidades da vida.

“Se eu não estiver bem emocionalmente, psicologicamente, eu posso trazer doenças para o meu corpo, pois tudo está interligado: corpo, mente, energia e alma. Por isso, a prevenção para o adoecimento mental impacta na prevenção do adoecimento físico. Dessa maneira, estarei buscando mais qualidade de vida para mim e para todos que convivo”, explica Clarisse Missiê, psicóloga do HSM.

O equilíbrio emocional precisa ser trabalhado ao longo da vida, pois a falta de cuidado com a saúde mental é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento do estresse e das doenças psicológicas. A psicóloga alerta para os sintomas que precisam ser observados. Geralmente, quando a saúde mental não vai bem, é comum observarmos sintomas como fadiga, falta de motivação para realizar as atividades cotidianas, falta de expectativas, desmotivação para realizar tarefas que antes eram prazerosas, isolamento social intenso, falta de rendimento no trabalho ou nos estudos. “Esses são os sintomas mais comuns, porém cada indivíduo tem uma forma de expor o que está sentindo”, comenta.

Um sofrimento emocional intenso por tempo prolongado e em níveis elevados também pode desencadear diversas doenças, como problemas cardíacos e Mal de Alzheimer. Os prejuízos também incluem desentendimentos nas relações amorosas e familiares. “Sem equilíbrio emocional, fica complicado nutrir as relações afetivas, fazendo com que o indivíduo demonstre agressividade ou isolamento”, diz Clarisse.

Para buscar o equilíbrio, algumas atividades devem fazer parte do cotidiano. Os momentos de lazer são favoráveis e necessários para a produção dos hormônios de bem-estar, como dopamina e serotonina. Os exercícios físicos também devem ser incorporados ao nosso dia a dia. É importante que pessoas sedentárias adotem um estilo de vida saudável, não deixando de tomar água de forma regular e ingerir alimentos leves, como frutas e verduras. Além disso, é importante trabalhar com planejamento e organização e priorizar o sono.

O autocuidado envolve, ainda, a prática de atividades físicas, realização de check-up anual, alimentação saudável e outras ações que possam melhorar a saúde mental.

O técnico de Enfermagem, Francisco Adriano Rios Ferreira, 47, conta que passou por um sofrimento emocional recentemente e revela que só conseguiu melhorar depois de buscar ajuda psicológica. “Fiz uso de medicações no início, mas, sem orientação médica, me automedicando, o que só trouxe piora para mim. Somente quando comecei a fazer tratamento com a psicóloga do HSM é que houve realmente um progresso. Em cada encontro terapêutico, tive a oportunidade de expor minha vida, meus sentimentos. O peso que eu sentia foi diminuindo e, aos pouco, fui ficando mais leve e despreocupado. Atualmente, eu consigo me equilibrar melhor diante dos problemas da vida”, relata.

Quando o sofrimento psíquico é duradouro e as situações cotidianas ficam mais difíceis, é hora de recorrer à psicoterapia. “Quando não é possível buscar esse equilíbrio sozinho e esse sofrimento esteja se prolongando, trazendo paralisações das atividades rotineiras, é hora de buscar ajuda profissional. A terapia é sempre uma ótima saída para sanar, trazer o entendimento desse sofrimento. A partir dessa tomada de consciência, podemos falar em cura”, enfatiza a psicóloga.