Em Sobral, Projeto Paulo Freire mobiliza a juventude e inclui com atividades produtivas

6 de novembro de 2020 - 10:15 # # # #

André Gurjão - Texto
Rones Maciel /Projeto Paulo Freire - Colaboração

No assentamento Casinhas, município de Sobral, o Projeto Paulo Freire fortaleceu o grupo de jovens Jardim de Aparecida e envolveu a juventude em atividades produtivas. Além de beneficiar 36 famílias rurais com assistência técnica e realizar a entrega de 26 aviários e 14 apriscos, foram entregues 29 sistemas de reuso d´água de cinzas domiciliares e 65 cisternas de placa. O investimento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário na comunidade rural foi de R$ 253.586,20, incluindo a Assistência Técnica Contínua prestada pelo Cetra.

“No início, a gente só pensava no reúso por conta das minhocas, mas conhecendo melhor percebemos os benefícios que ele trouxe para as nossas hortas”, narra Tamile do Nascimento Veras, agricultora de 24 anos. Um saco de minhocas, segundo informação de técnicos locais, chega a custar R$ 50. “Só tenho a agradecer o Paulo Freire por trazer esperança para o nosso assentamento. Estamos confiantes que iremos concluir o projeto do jeito como planejamos”.

A presidente do grupo, Antônia Mabel Pereira dos Santos, concorda com Tamile. Ela ainda acrescenta que a chegada da iniciativa, financiada com recursos de um acordo de empréstimo do Governo do Ceará com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), mobilizou os jovens na realização de atividades comunitárias e envolveu o grupo na produção agrícola. “Ele ficou mais animado, ativo e diversificou as atividades”, conclui Francisco Victor Gonçalves, de 19 anos.