Hospital Geral Dr. César Cals realiza III Semana da Prematuridade

6 de novembro de 2020 - 11:32 # # # #

Wescley Jorge - Texto
Thiago Freitas - Arte gráfica

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) promove, entre os dias 9 e 17 de novembro, a III Semana da Prematuridade. Com o tema “Juntos pelos prematuros: cuidando do futuro”, o evento será transmitido pela internet e contará com palestras sobre diversos assuntos. O cuidado destinado a crianças nascidas no HGCC, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, está entre os destaques da programação.

“O HGCC é referência nesse cuidado ao prematuro. Temos toda estrutura tecnológica e profissional no Centro de Neonatologia”, ressalta a chefe do setor, Ana Danielle Vitoriano. A abertura do evento acontece na segunda-feira (9), às 9h, com transmissão ao vivo pela página oficial do HGCC no Facebook.

O primeiro dia da Semana terá, entre outras atividades, o “desfile da prematuridade”, do qual participam mães e bebês da Unidade Canguru. Também serão anunciados os Amigos do Banco de Leite, pais que trazem leite doado até o hospital, e as mulheres que mais contribuíram para a doação de leite materno.

Até 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, o HGCC publicará, em seu perfil no Facebook, palestras sobre a atuação da equipe multiprofissional da unidade, composta por enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. “Desenvolvemos uma programação integrada e voltada para esclarecer as principais dúvidas dos pais, especialmente neste ano atípico por conta da pandemia”, acrescenta Ana Danielle.

No decorrer da semana, a rede social do Hospital também divulgará fotos e vídeos dos bebês egressos da unidade com a faixa da Semana da Prematuridade. É uma forma de homenagear a força de cada recém-nascido na luta pela sobrevivência. “Valorizamos os recém-nascidos e buscamos proporcionar um cuidado humanizado com a participação da família para fortalecimento do vínculo”, declara a coordenadora de Enfermagem Neonatal, Raquel Holanda.

Realizada em parceria com o Centro de Neonatologia do HGCC, a III Semana da Prematuridade é uma ação conjunta da Residência Multiprofissional da unidade e do Colegiado Local da Estratégia QUALINEO, criada pelo Ministério da Saúde(MS) para reduzir as taxas de mortalidade neonatal e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades.

Hospital de referência

O Hospital Geral Dr. César Cals possui perfil terciário e se destaca pela Assistência Materno Infantil e pelo Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas. O Método Canguru da unidade, técnica que consiste no contato contínuo pele a pele entre mãe e bebê, é referência no Ceará. Além disso, o hospital é credenciado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde(OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Além disso, o HGCC fortalece, de forma permanente, o atendimento a gestações de alto risco e a recém-nascidos prematuros e malformados. “É imprescindível gerar sensibilização e difundir este assunto, pois informação clara e de qualidade é uma das principais estratégias para prevenção, cuidado, saúde e diminuição da ansiedade e aflições para a família de um bebê prematuro”, finaliza Raquel Holanda.