Programação Semanal do Centro Cultura Bom Jardim destaque terceira edição do evento “Cada Vida Importa”

7 de novembro de 2020 - 10:47 # # # #

Ascom CCBJ

A Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios dos Jovens no Ceará, conhecida como semana “Cada Vida Importa”, acontece do dia 9 a 13 de novembro, com o tema “A pandemia de Covid-19 e as epidemias de violência”.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) divulga programação especial com foco na 3ª Semana “Cada Vida Importa”, que acontece na segunda semana do mês de novembro, do dia 9 a 13. Mobilizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa, tem apoio do UNICEF, CEDCA, Fórum DCA e Vice Governadoria do Estado, a Lei 16.482/17, que estabelece a Semana, busca sobretudo sensibilizar a população sobre as elevadas taxas de mortes no Estado do Ceará e formular políticas públicas que enfrentam essa situação. A semana contará com a exibição on-line e gratuita de diversos eventos, realizados pelos parceiros, inclusive pelo CCBJ que traz uma programação especial nas redes sociais do equipamento. (Veja abaixo a programação CCBJ Cada Vida Importa e a programação geral do evento em: https://cadavidaimporta.com.br/news/semana-cada-vida-importa-2020/.

A Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens está presente no calendário oficial de eventos do Ceará, ocorrendo sempre na semana do dia 12 de novembro, o Dia Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens, em memória das vítimas da Chacina de Messejana, que aconteceu em 2015, na madrugada desta mesma data.

A proposta de criação da Semana foi apresentada em decorrência do trabalho desenvolvido pelo então Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescente, criado em 2015 e renomeado em 2019 como Comitê de Prevenção e Combate à Violência. Desde 2018, primeiro ano de realização da Semana Cada Vida Importa, o CCBJ participa da transmissão e desenvolvimento da programação do evento, que traz como destaque ações como seminários, debates, rodas de conversa e apresentações artísticas, junto com outras organizações do poder público e da sociedade.

Além da programação especial, o CCBJ também irá transmitir e compartilhar sua programação cultural semanal, com atrações artísticas e indicações culturais e formativas produzidas através das redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube. Inclusive a solenidade de abertura, nesta segunda (09) será realizada e transmitida pela equipe CCBJ. O evento de abertura acontece a partir das 15h, no Youtube CCBJ e contará com debate ao vivo entre os seguintes convidados representantes da Assembleia Legislativa do Ceará, Vice Governadoria do Ceará, Fórum DCA, UNICEF, Conselho Estadual pelos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Jovens Agentes da Paz (JAP), Carla Akotirene (Salvador/BA), Danielle Negreiros (Comitê de Prevenção e Combate à Violência).

A programação completa segue logo mais e conta com tradução e interpretação para Libras, em boa parte das atrações.

O CCBJ segue respeitando todas as medidas preventivas de combate à Covid-19, garantindo o distanciamento social, sempre focado na programação on-line nas redes sociais, com a retomada gradual de algumas equipes presencialmente no equipamento, para a realização de expediente interno, ainda sem público espectador. Portanto, o CCBJ alerta que ainda é necessário prevenir-se e mantenha-se seguro, respeitando o isolamento social e acompanhando virtualmente todas as atrações da programação CCBJ.

Confira abaixo a programação

SEGUNDA – 09/11 às 15h – (LIVE) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – Solenidade de abertura da 3ª Semana do Cada Vida Importa, com debate sobre violência contra meninas e mulheres, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

SEGUNDA – 09/11 às 20h – (LIVE) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – Show de abertura: Rock até os Ossos apresenta “LIVE PELA VIDA COM A BANDA CÃES SELVAGENS”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

QUARTA – 11/11 – (ESTREIA) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NArTE em Pauta: exibição de fotografias feitas pelos jovens do entorno, mostrando um olhar particular do cotidiano e duas trajetórias de vida, nas redes sociais do CCBJ.

QUARTA – 11/11 às 19h – (LIVE) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – Sarau “Gueto Queen” e bate-papo sobre “Vivências pandêmicas e artísticas de mulheres transgênero em seus territórios”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

QUARTA – 11/11 – (ESTREIA) ARTISTA EM PAUTA – Alexia Ferreira e Helder Carlos, integrantes do grupo Resgarte, nas redes sociais do CCBJ.

QUINTA – 12/11 – (ESTREIA) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NArTE em Pauta: o poeta Baticum Proletário recita o poema “Cada Vida Importa”, trazendo reflexões sobre a importância de valorizar a vida, nas redes sociais do CCBJ.

QUINTA – 12/11 às 19h – (LIVE) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – Nóis de Teatro apresenta clipe “Ainda Vidas” e bate-papo sobre o processo de criação e a retratação dos corpos negros no teatro da periferia no clipe, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

SEXTA – 13/11 – (ESTREIA) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NArTE em Pauta: a arte educadora Narah Adjane preparou um vídeo mostrando o processo da intervenção “Um salve à cultura que salva!”, nas redes sociais do CCBJ.

SEXTA – 13/11 às 14h – (LIVE) SEMANA CADA VIDA IMPORTA – Festival de Arte e Cultura: evento com diversos artistas e atores sociais convidados para debater a letalidade no GBJ, no Facebook do Fórum das Escolas do Grande Bom Jardim.

Veja a programação detalhada de 09 a 13 de novembro de 2020:

DIA 09/11 – SEGUNDA-FEIRA

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – SOLENIDADE DE ABERTURA DA 3ª SEMANA DO CADA VIDA IMPORTA

RELEASE: O Centro Cultural Bom Jardim dá início a 3ª Semana do “Cada Vida Importa” com sua solenidade de abertura, que contará com um debate sobre sobre violência contra meninas e mulheres, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. O debate vai contar com a presença de Carla Akotirene, militante, teórica e autora no tema feminismo negro brasileiro e Danielle Negreiros, pesquisadora de questões sobre o feminicídio, representantes da Assembleia Legislativa do Ceará, Vice Governadoria do Ceará, Fórum DCA, UNICEF, Conselho Estadual pelos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Jovens Agentes da Paz (JAP).

\uD83D\uDCCCServiço:

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – SOLENIDADE DE ABERTURA DA 3ª SEMANA DO CADA VIDA IMPORTA

Quando: 09/11, às 15h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – SHOW DE ABERTURA : ROCK ATÉ OS OSSOS APRESENTA “LIVE PELA VIDA COM A BANDA CÃES SELVAGENS”

RELEASE: O show de abertura da 3ª Semana do “Cada Vida Importa” ficará por conta da Banda Cães Selvagens, dando início ao período de Contrapartidas das Atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020. A banda deu início às suas atividades em julho de 2020, criada na periferia de Fortaleza por Diego Lima. A ideia do nome Cães Selvagens surgiu da necessidade de uma nome que representasse a calma e selvageria das reações humanas.

Os Cães Selvagens trazem em suas composições elementos do rock das décadas 60 e 70, acrescentando em seus arranjos referências alternativas que resultam nas visões musicais de seus integrantes. A banda busca explorar em suas letras os conflitos sentimentais e existenciais da natureza humana. A banda Cães Selvagens é composta por: Diego Lima(guitarra e voz), Alan Holanda(guitarra), Marcelo Dantas(baixo e back vocal), Jonh Lenon(bateria).

\uD83D\uDCCCServiço:

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – SHOW DE ABERTURA : ROCK ATÉ OS OSSOS APRESENTA “LIVE PELA VIDA COM A BANDA CÃES SELVAGENS”

Quando: 09/11, às 20h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

DIA 10/11 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “AS AVENTURAS DE PI” (LIVRE)

RELEASE: O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social.

No Ciclo de Leitura desta terça-feira o CCBJ continua indicando audiolivros, e a indicação dessa vez é o audiolivro de “As Aventuras de PI”, romance de aventura e fantasia de Yann Martel que foi publicado pela primeira vez em 2001. O romance foi rejeitado por pelo menos cinco editoras de Londres, antes de ser aceito pela Knopf Canadá, que o publicou em setembro de 2001.

Acessem em: https://youtu.be/63eLViG4tno

\uD83D\uDCCCServiço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “AS AVENTURAS DE PI” (LIVRE)

Quando: 03/11

Onde: Acesse https://youtu.be/63eLViG4tno

 

DIA 11/11 – QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE TECNOLOGIA

A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) foi selecionada para ser instituição parceira do Programa Recode. O objetivo do Movimento Recode é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia, por meio de cursos on-line e gratuitos. Nesta quarta-feira o CCBJ divulga os cursos de tecnologia disponibilizados plataforma Recode.

Veja abaixo a lista completa dos cursos de tecnologia disponibilizados pela plataforma:

Veja a lista completa dos Cursos de Tecnologia:

\uD83D\uDD39Introdução ao Mundo Digital

\uD83D\uDD39Gestão de Projetos e Aplicativos de Impacto

\uD83D\uDD39Tecnologias Exponenciais

\uD83D\uDD39Hackeando seu Futuro

\uD83D\uDD39Inteligência Artificial

\uD83D\uDD39Realidade Aumentada

\uD83D\uDD39Internet Segura

\uD83D\uDD39Internet das Coisas

\uD83D\uDD39Tecnologias Para o Futuro

\uD83D\uDD39Programação com App Inventor

\uD83D\uDD39Excel na Real

\uD83D\uDD39Word na Prática

\uD83D\uDD39PowerPoint para Apresentações

Novidade:

\uD83D\uDD39Realidade Virtual

Para saber como acessar o aplicativo Moodle, que oferece a oportunidade de realizar os cursos da Plataforma Recode pelo celular, é só acessar nossas redes sociais e seguir o tutorial disponível no nosso feed.

\uD83D\uDCCCServiço:

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE TECNOLOGIA – 14 ANOS

Oferta de cursos gratuitos de tecnologia, on-line e com certificação.

Onde: https://plataforma.recode.org.br/index.php/login (Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ);

Informações: biblioccbj@gmail.com

ARTISTA EM PAUTA APRESENTA: ALEXIA FERREIRA E HELDER CARLOS

O Programa Artista em Pauta traz semanalmente artistas moradores da comunidade, de todas as áreas da cultura, falando sobre sua trajetória, seus trabalhos e projetos realizados. Para esta quarta-feira, primeira semana de novembro, o CCBJ apresenta a Alexia Ferreira e Helder Carlos, integrantes do grupo Resgarte.

Alexia Ferreira: Meu nome é Alexia Ferreira, sou a pessoa por trás do colagem negra, tenho 21 anos e faço arte por meios de colagem e algumas poesias, a principal forma que faço colagem é digital, recortando temas atuais e que faça as pessoas se questionarem mais sobre o mundo, junto a isso, sou graduanda em filosofia na uece, tento colocar como foco principalmente a filosofia ubuntu, que tem como atividade pensar em uma filosofia que ajude e interligue a população negra, tal qual a filosofia africana, tento por meio da colagem mostrar que filosofia é o dia a dia e assim, mostrar uma autoestima para pessoas negras com suas vivências. Nascida e criada em uma periferia de Fortaleza, mas ao mesmo tempo fui afastada da realidade, hoje sigo fazendo o caminho de volta pra entender irmãos pretos que não tiveram o mesmo direito básico que eu tive. A partir disso, tenho alguns projetos, um deles é o Resgarte.

Helder Carlos: Morador do Conjunto Riacho doce, no bairro Passaré e também conhecido como 6lackout (blecaute), tem 19 anos, é formando em licenciatura na área da Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e trabalha com arte há um ano, artista visual que em pouco tempo já foi observado por museus como “MASP” e o “Museu do Isolamento”, primeiro museu virtual do Brasil criado durante a pandemia da Covid-19. Nunca imaginou que a pintura digital seria seu diferencial, que um dia seria entrevistado pela Rolling Stone Brasil ou que teria o trabalho exposto em um evento em Los Angeles, nos EUA, nem que uma obra sua chegaria às mãos de grandioso Gilberto Gil. Seus trabalhos abordam o seu eu, e ao falar de si fala também do outro, observando o mundo a sua volta busca ser o mais verdadeiro possível, a brutalidade sensível é o que difere sua arte que, ao retratar seu cotidiano, fala sobre pessoas como ele e, assim, ajuda na construção de uma autoimagem de grandeza ao mostrar ao público um espelho que reflete a alma.

\uD83D\uDCCCServiço:

ARTISTA EM PAUTA APRESENTA: ALEXIA FERREIRA E HELDER CARLOS

Quando: 11/11

Onde: Canal do CCBJ no Youtube: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NARTE EM PAUTA APRESENTA: DAZÁRIA

RELEASE: Dando sequência a programação especial da 3ª Semana “Cada Vida Importa”, o Centro Cultural Bom Jardim, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz a exibição de fotografias feitas pelos jovens do entorno do Grande Bom Jardim em forma de vídeo, mostrando um olhar particular do cotidiano e duas trajetórias de vida.

\uD83D\uDCCCServiço:

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NARTE EM PAUTA APRESENTA: DAZÁRIA

Quando: 11/11

Onde: Redes sociais CCBJ:

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – SARAU “GUETO QUEEN” E BATE-PAPO SOBRE “VIVÊNCIAS PANDÊMICAS E ARTÍSTICAS DE MULHERES TRANSGÊNERO EM SEUS TERRITÓRIOS”

Dando continuidade a programação da 3ª Semana “Cada Vida Importa”, o CCBJ apresenta o Sarau “Gueto Queen”, mais um grupo que participa das Contrapartidas das Atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020. Em seguida, teremos um bate-papo com o tema “Vivências pandêmicas e artísticas de mulheres transgênero em seus territórios”. O objetivo do diálogo é trazer as vivências destas pessoas, suas histórias, em contraponto a suas manifestações artísticas neste período de pandemia. Com mediação de Alê Silva, co-fundador do Coletivo PoloTrans e membro do Coletivo Gueto Queen e participação de Stefany Mendes, Muriel e Nik Hot.

Alê Silva: Atua nas artes visuais, em fotografia e audiovisual. Fomenta sua expressão artística através da lógica de enredos que necessitam de visibilidade e acredita na arte enquanto fala política, de resgate a ancestralidade e memória afetiva, assim como aliada a um educação fomentadora de opiniões que co criam uma sociedade plena.

Stefany Mendes: Travesti Periférica, artista multilinguagem. Co fundadora e idealizadora do Coletivo PoloTrans, atua enquanto artista e ativista pelas pautas LGBTI+, através de suas manifestações artísticas.

 

Muriel (Mumu) – Mumu, artista transmídia de Sabiaguaba, transita por várias linguagens artísticas, como: o circo, a dança, o audiovisual,a pintura, a moda, fotografia e a música, com um ep e um clipe lançado, mumu se diz artista solo em conjunto com os ancestrais e parceiras afetuosas e místicas que circulam sua corpa, e não se convence com o pouco, hackeando assim os próprios caminhos na arte e na vida.

Nik Hot: A primeira funkeira travesti do Ceará e fundadora da casa Transformar (casa de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social e exclusão familiar). Iniciou seu trabalho no funk no início de 2017. Nik traz em suas músicas e clipes a representatividade das travestis e o discurso da arte feita por pessoas trans dentro das periferias.

\uD83D\uDCCCServiço:

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – SARAU “GUETO QUEEN” E BATE-PAPO SOBRE “VIVÊNCIAS PANDÊMICAS E ARTÍSTICAS DE MULHERES TRANSGÊNERO EM SEUS TERRITÓRIOS”

Quando: 11/11, às 19h .

Onde: Canal do CCBJ no Youtube: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 12/11 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “INSURGENTE” (14 ANOS)

O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela Ação Cultural, por meio da Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o segundo filme da Trilogia Divergente: Insurgente. Divergente é uma série de livros para jovens, envolvendo romance, ficção científica e aventura escrita por Veronica Roth. A história é situada numa Chicago pós-apocalíptica distópica. A trilogia é composta por Divergente, Insurgente e Convergente.

Sinopse: Tris e Quatro agora são fugitivos perseguidos por Jeanine e os demais membros ambiciosos da Erudição, facção disposta a fazer tudo para capturá-los. O casal busca aliados e respostas nas ruínas da cidade de Chicago, tentando descobrir o que os familiares de Tris sacrificaram suas vidas para proteger. Tris aceita sua Divergência, mesmo sem saber exatamente o que pode perder ao fazê-lo. Em tempos de guerra, segredos emergem e as escolhas se tornam mais determinantes.

\uD83D\uDCCCServiço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “INSURGENTE” (14 ANOS)

Quando: 12/11 (quinta-feira).

Onde: Acessem: https://youtu.be/b3GXs4G-7xs

 

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NARTE EM PAUTA APRESENTA: VÍDEO-POEMA “CADA VIDA IMPORTA”

Dentro da programação da Campanha de Combate a Prevenção de Homicídios “Cada Vida Importa”, o CCBJ por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta o poeta Baticum Proletário, que vem recitar o poema “Cada Vida Importa”, trazendo reflexões sobre a importância de valorizar a vida.

\uD83D\uDCCCServiço:

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NARTE EM PAUTA APRESENTA: VÍDEO-POEMA “CADA VIDA IMPORTA”

Quando: 12/11 .

Onde: Redes sociais CCBJ:

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

 

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NÓIS DE TEATRO APRESENTA CLIPE “AINDA VIDAS” E BATE-PAPO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO E A RETRATAÇÃO DOS CORPOS NEGROS NO TEATRO DA PERIFERIA

O Nóis de Teatro, grupo participante das Atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020, também integra a programação da 3ª Semana Cada Vida Importa com o clipe “Ainda Vivas” e bate-papo sobre o processo de criação e a retratação dos corpos negros no teatro da periferia no clipe, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. O clipe foi gravado durante o período da pandemia, teve a participação de mais de setenta artistas do Brasil e da América Latina e tem a direção de Altemar Di Monteiro.

Sinopse: Em tempos difíceis, precisamos nos encontrar, mesmo que de forma virtual, para discutirmos estratégias para se manter vivas dentro de uma sociedade que considera os corpos de pretes, de mulheres e de LGBTQI+ matáveis. Como diz Dona Conceição Evaristo: “Eles combinaram de nos matar e a gente combinamos de não morrer.” Ainda Vivas estamos e Ainda Vivas permaneceremos!

\uD83D\uDCCCServiço:

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – SARAU “GUETO QUEEN” E BATE-PAPO SOBRE “VIVÊNCIAS PANDÊMICAS E ARTÍSTICAS DE MULHERES TRANSGÊNERO EM SEUS TERRITÓRIOS”

Quando: 11/11, às 19h

Onde: Canal do CCBJ no Youtube: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 13/11 – SEXTA-FEIRA

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NARTE EM PAUTA APRESENTA: UM SALVE À CULTURA QUE SALVA! TIMELAPSE DE GRAFITTI

Em razão da Campanha de Combate a Prevenção de Homicídios “Cada Vida Importa”, a arte educadora Narah Adjane preparou um vídeo mostrando o processo da intervenção “Um salve à cultura que salva”. Essa produção é uma forma de lembrar e fortalecer a cultura que salva tantas pessoas da marginalização e humanizam os caminhares periféricos da cidade.

\uD83D\uDCCCServiço:

SEMANA CADA VIDA IMPORTA – NARTE EM PAUTA APRESENTA: UM SALVE À CULTURA QUE SALVA! TIMELAPSE DE GRAFITTI

Quando: 13/11.

Onde: Redes sociais CCBJ:

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ