PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Porto do Pecém sedia encontro nacional de comunicação e marketing

9 de novembro de 2020 - 14:26 # # # #

Ascom do Complexo do Pecém

Abertura oficial do Portocom 2020 aconteceu nesta segunda-feira, 9, com a presença do secretário nacional de portos, Diogo Piloni

O Porto do Pecém participou nesta segunda-feira, 9, juntamente com representantes de outros terminais portuários públicos e privados do Brasil, da abertura oficial do Portocom 2020, encontro de comunicação e marketing dos portos brasileiros. Neste ano, a programação do evento se estenderá por cinco dias, entre 9 e 13 de novembro, e será realizada completamente on-line, em virtude das restrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19.

Em seu primeiro dia de evento, o Portocom 2020 contou com a presença de Diogo Piloni, titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), vinculada ao Ministério da Infraestrutura. O secretário ministrou uma palestra com o tema “O papel estratégico da comunicação para os portos brasileiros em tempos de pandemia” e fez questão de destacar a importância do evento para unir e fortalecer, ainda mais, o setor portuário em todo o Brasil.

“Temos deixado de ter um papel mais reativo e utilizado a comunicação como um importante instrumento de construção de soluções e resultados. Através de todos os webinários e conferências que temos feito durante a pandemia, conseguimos entrar na casa das pessoas e mostrar a importância da logística e distribuição dos portos para o andamento do país”, diz o secretário Diogo Piloni.

Responsável por sediar a edição 2019 do Portocom, o Porto de Itaqui, localizado em São Luís, no Maranhão, esteve representado por seu presidente, Ted Lago, que também destacou a importância da comunicação para os portos brasileiros. “Temos resultados muito significativos, mesmo em um ano de pandemia, com crescimento de movimentação e melhoria operacional. Isso precisa ser comunicado para que o setor portuário possa realmente mostrar sua importância para a economia brasileira. Temos que apoiar eventos como este”, pontua.

Segunda edição

Nascido no ano passado, o Portocom, que inicialmente seria um encontro apenas de portos públicos, decidiu agregar os terminais privados já em sua segunda edição, em virtude do amadurecimento do evento, conforme explica Deborah Baesse, gerente de comunicação do Porto do Itaqui. “O evento nasceu com a perspectiva de integrar as áreas de comunicação dos portos brasileiros, fortalecer a troca de experiência e o trabalho que fazemos. Nós nos retroalimentamos de informação, então é importante haver essa união”, destaca.

O Porto do Pecém, que participa do Portocom desde sua primeira edição, foi escolhido para receber, neste ano, a edição anual do evento. Por conta da pandemia da Covid-19, os planos mudaram, mas a equipe de comunicação do Complexo do Pecém reproduziu, durante a cerimônia de abertura, um vídeo com um tour virtual pelas instalações do terminal portuário para que todos se sentissem no local.

“Foi uma forma que encontramos de trazê-los para o nosso terminal portuário com toda a segurança”, diz o gerente de comunicação do Complexo do Pecém, Celso Tomaz, que ficou responsável pela apresentação do evento em 2020.

Quem também participou da abertura do Portocom, nesta segunda-feira, foi o assessor especial de comunicação do Ministério da Infraestrutura, Felipe Campos. Segundo ele, a pasta vê com “bons olhos” a união de diferentes frentes, tanto nas atividades-fim, como também nas assessorias. “Temos uma estratégia de descentralização da comunicação, pois quem possui a informação na ponta são os portos brasileiros. Assim, ninguém melhor do que vocês para falarem com suas comunidades”, pondera. “Valorizamos a harmonia entre os portos, a secretaria e o ministério. O Portocom é um grande exemplo deste união”, finaliza.

Programação completa

Segunda-feira, 9 de novembro

9h30: Abertura oficial com Felipe Campos, assessor especial de comunicação do Ministério da Infraestrutura; Deborah Baesse, gerente de comunicação do Porto do Itaqui; e Celso Tomaz, gerente de comunicação do Complexo do Pecém

10h: Palestra “O papel estratégico da comunicação para os portos brasileiros em tempos de pandemia”, com o secretário nacional de portos, Diogo Piloni

Terça-feira, 10 de novembro

9h30: Painel para apresentação de cases dos portos públicos: Porto de Vitória/ES; Porto de Suape/PE; Porto de Belém/PA

Quarta-feira, 11 de novembro

9h30: Painel para apresentação de cases dos portos privados: Portonave – Terminais Portuários de Navegantes/SC; Porto do Açu/RJ; Porto de Ponta da Madeira/MA

Quinta-feira, 12 de novembro

9h30: Painel para apresentação de cases dos portos públicos: Porto do Paraná/PR; Porto de Natal/RN; Porto do Itaqui/MA

Sexta-feira, 13 de novembro

9h30: Painel para apresentação de cases dos portos públicos: Porto de Manaus/MA; Porto do Pecém/CE; Porto de Santos/SP

10h30: Plenária + Votação para escolha da sede do Portocom 2021 + Encerramento