Projeto Tintas Terapêuticas leva cor a ambientes de internação do HSM

9 de novembro de 2020 - 16:28 # # # #

Milena Fernandes - Asom HSM - Texto e Fotos

Com o projeto Tintas Terapêuticas, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Ceará, tem transformado espaços da instituição. Nas duas unidades masculinas de internamento, as paredes, que antes eram brancas e cinzas, ganharam cores alegres e fortes. Janelas, escadas e portas também ficaram mais coloridas. São os próprios pacientes que ajudaran a dar uma nova cara ao lugar.

“A gente se sente melhor fazendo um trabalho artístico, misturando as cores, deixando o ambiente mais leve. A pintura ajuda a nossa mente, nos traz mais tranquilidade”, relatou Alfredo (nome fictício), paciente que colaborou com o trabalho. A ação foi pensada pela psicóloga e musicoterapeuta Ré Campos, colaboradora do HSM há 16 anos.
Para realizar o projeto, a psicóloga contou com o apoio de vários profissionais do hospital. De acordo com a especialista, a ideia é fazer com que os pacientes se sintam mais seguros e confortáveis, transformando os dias de internação em momentos agradáveis. “As pessoas com sofrimento psíquico precisam de espaços humanizados e a arte é essencial para a adesão ao tratamento. A arte possui esse potencial de alcançar a nossa essência e realçar nossos aspectos positivos”, explica Ré.

O atendimento humanizado está entre as premissas do HSM. A arteterapia faz parte do dia a dia dos pacientes internados. Com o auxílio de terapeutas ocupacionais, eles realizam pinturas em papel e telas, colagem, dança, música e outras atividades. “O melhor momento do dia é quando podemos misturar cores, fazer artesanatos, cantar e tocar instrumentos. Tudo isso vem me ajudando a enfrentar o transtorno bipolar e a melhorar a cada dia”, declarou o paciente João Silveira (nome fictício), de 54 anos.

Nos próximos dias, o projeto Tintas Terapêuticas do HSM vai contemplar as duas unidades femininas, onde estão internadas mulheres com algum tipo de transtorno psiquiátrico. “Nesta etapa, vamos convidar as pacientes para participar do processo de mudança, usando cores que transmitam boas vibrações, transformando os espaços individuais e coletivos que elas utilizam. Com o projeto, os ambientes devem ficar mais harmônicos, confortáveis e saudáveis, além de bem coloridos”, finaliza Ré Campos.