Unidade móvel do Hemoce chega à Região Centro-Sul do Ceará

9 de novembro de 2020 - 11:15 # # # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce

A unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, está visitando municípios da Região Centro-Sul do Estado. Com o serviço, os voluntários podem doar sangue e se cadastrar para a doação de medula óssea. A iniciativa é uma ação do projeto Hemoce Perto de Você, que facilita o acesso da população aos pontos de coleta.

Adaptado para receber os doadores, o ônibus do Hemoce passará pelas cidades de Jucás, Quixelô e Iguatu, onde a expectativa é coletar aproximadamente 120 bolsas de sangue. “Além de ter um significado simbólico para o estímulo à doação de sangue, a vinda da unidade móvel facilita o acesso das pessoas a um espaço para doar sangue mais próximo da sua casa ou trabalho”, afirma o coordenador do centro técnico da captação de doadores do hemocentro em Iguatu, Emanuel Martins.

A unidade móvel do Hemoce tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas por dia. O espaço conta com duas cadeiras de coleta, sala de triagem e cantina. Oito profissionais do hemocentro recebem os voluntários. A equipe é composta por recepcionista, médico, enfermeira, técnico de enfermagem e zeladoria.

Nos meses de setembro e outubro, a unidade passou por Quixad e Sobral. Ao todo, foram coletadas 360 bolsas de sangue e realizados 28 cadastros de medula óssea. Após visitar os municípios da Região Centro-Sul, o serviço seguirá para a Região do Cariri. Os doadores podem conferir os locais onde a unidade móvel estará aqui.

Coleta externa

O Hemoce também conta com o serviço de coletas externas para o recebimento de doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea. O trabalho é feito em parceria com empresas, universidades, supermercados, escolas, entre outras instituições. É possível solicitar a equipe do Hemoce por e-mail ou telefone. Em Fortaleza, a solicitação pode ser feita pelos números (85) 3101-2300 ou pelo email captacaohemoce@gmail.com. Já no interior, os interessados devem procurar o atendimento no hemocentro mais próximo.