Mostra de Talentos alia arte e mensagens de esperança dos servidores do Governo do Ceará

10 de novembro de 2020 - 15:01 # # # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

Sensibilidade, amor e esperança deram o tom dos trabalhos inscritos pelos servidores do Governo do Ceará na Mostra de Talentos da Semana do Servidor 2020. As produções foram analisadas por representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria da Educação (Seduc), responsáveis pela mostra, e anunciadas nesta terça-feira (10). Todos os trabalhos inscritos contemplaram o tema “Gente que cuida da gente”.

Na categoria Poesia, foram selecionados dois textos que, de formas distintas, abordaram a postura humana diante da pandemia de covid-19. A poesia “Tempos difíceis”, do servidor José Roberto de Oliveira, vinculado à Seduc, fala sobre mistura de sentimentos decorridos em função da pandemia, tais como surpresa, medo, incerteza e saudade, dentre outros, e as lições que podem ser aprendidas. “Esperar… Solidariedade é a palavra, a ação O desejo é que passe toda aflição Lição…? Muito a aprender Mas pouca aprendizagem, apesar dos ensinamentos Descontentamento… Viagem doída… Sem despedida É… tempos difíceis…”, diz um trecho da poesia.

A reflexão sobre como enfrentar o atual momento de pandemia também foi o tema do trabalho inscrito pelo servidor Luciano Pontes, da Seplag, na categoria Poesia. Utilizando metáfora, o texto “Pescaria” instiga o leitor a refletir sobre a necessidade que todos possuem de realizar atividades que ajudem a mudar o padrão de pensamento e, com isso, aumentar a sensação de bem-estar.

Foco em dias melhores

O colaborador Julivam Rodrigues, também da Seplag, recorreu à obra do cantor Renato Russo para falar sobre a esperança necessária para enfrentar as adversidades momentâneas. O cantor interpretou a música “Mais uma vez”, cuja letra fala sobre autoconfiança, postura diante de pessoas negativas e esperança em dias melhores.

Olhares de gratidão

Na categoria fotografia, os trabalhos inscritos ressaltaram os profissionais que cuidam diariamente dos servidores estaduais, do motorista de ônibus às pessoas que atuam na copa e na limpeza dos ambientes laborais.

As lentes da servidora Flávia Livino, da Escola de Gestão Pública (EGP), registraram a visão dos servidores ao entrarem nos ônibus que fazem a rota para o Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba), valorizando o condutor. A servidora Déborah Louise, da Semace, registrou a coleta seletiva do lixo, ação importante que cuida não apenas dos servidores estaduais, mas que possui amplo reflexo ambiental. Já a servidora Nívea Coelho, da Seplag, direcionou seu olhar para os funcionários da equipe de limpeza, cuja atuação tornou-se ainda mais importante durante a pandemia de covid-19.

Para ver, ler e ouvir

Todos os trabalhos inscritos na Mostra de Talentos da Semana do Servidor 2020 podem ser conferidos no site da Seplag, basta clicar no menu “Servidor” e escolher a opção “Semana do Servidor”.

Programação

A Mostra de Talentos, realizada pela Seplag em parceria com a Secult e a Seduc, encerrou a programação da Semana do Servidor 2020, cuja programação também incluiu a palestra online “Seis sabedorias que transformam”, com o ator e professor Haroldo Guimarães, e a live “Câncer de mama: muito além do diagnóstico precoce”, com o mastologista Dr. Júlio Caldas e a jornalista Fernanda Teles, assessora de comunicação da Seplag.